Cidades

Troca de forro aos pedaços é uma das prioridades no Hospital de Taguatinga

Luiz Calcagno
postado em 21/01/2011 12:42

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, visitou o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) às 10h desta sexta-feita (21/1). Acompanhado dos secretários de Saúde e de Obras, Rafael Barbosa e Luiz Carlos Pitiman, e da secretária de Comunicação, Samanta Sallum, Agnelo se reuniu a portas fechadas com a administração do hospital. O Comitê da Crise passou pelos cinco andares e definiu as situações mais urgentes.

Uma das prioridades, segundo o governador, é a reforma de todo o forro do hospital, que está caindo e por onde a água da chuva passa. O governador anunciou a impermeabilização de todos os blocos da unidade que está cheia de infiltrações, o que reduz a capacidade de atendimento no hospital. A obra está orçada em R$ 2,3 milhões.

Imagens de celular mostram o forro destruído no quarto andar, onde fica a ortopedia
[VIDEO1]

Agnelo garantiu que nas próximas 48 horas, a unidade vai ganhar seis novos leitos e após esse período serão providenciados mais dois. O comitê definiu a situação do hospital como caótica. "É um desrespeito à população e ao trabalhador, um desrespeito contra a vida", disse Agnelo.

Atualmente, o hospital conta com 18 máquinas de hemodiálise, a expectativa é de que elas devam ser expandidas para 30. A medida equivale no atendimento de 180 pacientes em três turnos, diariamente. Segundo o governador, o aumento tornaria o hospital o maior centro de diálise público do Distrito Federal.

Ainda está prevista a construção de um novo banco de leite, já que o atual está dentro da enfermaria de pediatria. Além disso, Agnelo garantiu a ampliação e reforma do pronto-socorro. "Tomaremos todas as providências para concluir a obra até 21 de abril. Não podemos tolerar nem mais um dia nesse caos. Vamos ter um modelo de área de acolhimento adequado e atendimento digno, como a população merece", garantiu.

Hospital de Santa Maria

Agnelo aproveitou a oportunidade para comentar a situação do Hospital de Santa Maria. O governador disse que a decisão da Justiça de prorrogar por mais 90 dias o contrato com a Real Sociedade Espanhol vai ajudar a manter a unidade funcionando. Ele afirmou ainda que a população não vai ser prejudicada. Apesar dessas declarações, o governador não anunciou novas medidas.

Memória
O Comitê de Crise, que é composto pelo governador, o vice Tadeu Filippelli e os secretários de Saúde, Rafael Barbosa, e de Obras, Luiz Pitiman, já visitou desde o início do governo de Agnelo Queiroz o Hospital Regional de Ceilândia (HRC), o Hospital Regional do Paranoá (HRP), o Hospital Regional de Sobradinho (HRS), o Hospital Regional da Gama (HRG), o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e Farmácia Central.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação