O secretário de Obras do Distrito Federal, Luiz Carlos Pitiman, afirmou em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (21/1), que o desnivelamento na Ponte Juscelino Kubitschek já esta corrigido. O problema teria ocorrido em um dos aparelhos de apoio que dão estrutura a ponte, e este defeito causou as oscilações sentidas por motoristas nesta quinta (20/1).
Pela manhã, funcionários da empresa responsável pela construção da ponte participaram de uma vistoria geral, e ao longo do dia teriam corrigido o problema. Ainda segundo Pitiman, a secretaria de Obras vai pedir ao TCU que abra um contrato emergencial para a compra de quatro novos aparelhos de apoio, um para cada extremidade da base mergulhada no Lago Paranoá.
A respeito do trânsito, continuará momentaneamente com as limitações de velocidade (40Km/h), e com restrições a veículos pesados. Apenas no final da tarde, o Detran deve autorizar a passagem de ônibus pela ponte. Caminhões continuam proibidos na via até que se substituam os aparelhos de apoio.
Manutenção regular
Na mesma coletiva, Luiz Pitiman revelou que o GDF deve lançar, nos próximos 15 dias, um edital de licitação para decidir a empresa responsável pela manutenção regular da Ponte JK. A partir desta contratação futura, o monitoramento no local será constante, com possibilidade de reparos maiores a medida que forem necessários.
Assim como fez nesta quinta o presidente da Novacap, Mauricio Canovas, Pitiman passou uma mensagem na tentativa de acalmar os brasilienses. "A população não precisa mais se preocupar, pois rapidamente já conseguimos resolver o problema na Ponte JK", comentou.