postado em 24/01/2011 18:50
Os motoristas que utilizam a Ponte JK na volta para casa encontram o trânsito carregado e lento, mas sem pontos de retidão, no fim da tarde desta segunda-feira (24/1). Durante o dia, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) colocou cones na pista, obrigando os condutores a seguirem um percurso em zigue-zague, sobretudo em horários de menor trânsito. Mesmo assim, o resultado foi um engarrafamento que atingiu o balão da Escola de Administração Fazendária (Esaf), próximo aos Condomínios do Lago Sul. No final do dia, a sinalização foi alterada, cones maiores colocados sobre a ponte apenas para chamar a atenção dos motoristas, eliminando o trajeto em zigue-zague, o que contribuiu para uma melhor circulação dos veículos. A estratégia de sinalização do Detran é consequência da redução da velocidade máxima permitida na Ponte JK em decorrência das oscilações na estrutura, registradas nos últimos dias.
Nas demais vias
Os motoristas que saem do trabalho por volta das 18h30 encontram o trânsito livre nas principais vias da capital federal. Segundo informações da Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Polícia Militar, não foram registrados acidentes que comprometessem o tráfego. Há registro apenas de uma colisão entre carro e moto no Eixo Sul, próximo ao Hospital de Base e uma capotagem sem vítimas na DF-128, entrada de Planaltina. Nos dois casos, segundo informações do Corpo de Bombeiros, não há vítimas graves.
O retorno para casa também é tranquilo para quem passa pelas Estradas Parque Taguatinga (EPTG) e Indústria e Abastecimento (Epia). Na Estrutural, o trânsito também flui com tranquilidade e sem acidentes. Nas rodovias federais não há congestionamento. Mesmo em trechos que costumam ter o trânsito complicado, como o acesso à BR-070 e o trecho entre Santa Maria e Valparaíso, na BR-040, tem o fluxo bom.
Com informações de Juliana Boechat