postado em 27/01/2011 10:49
Com o objetivo de diminuir o preconceito com os pacientes de hanseníase, o Núcleo de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Saúde promove, nesta quinta-feira (27/1), o IV Encontro de Pacientes e Ex-pacientes da doença. O encontro acontece das 14h às 18h no Clube Vizinha, na 108/109 Sul. Para a dermatologista Roseane Pereira de Deus, uma das idealizadoras do evento, essa é uma forma de comemorar o Dia Internacional da Luta Contra a Hanseníase, comemorado sempre no último domingo de janeiro. "A data existe desde 1954. Foi uma iniciativa do jornalista Raul Follereau, na tentativa de chamar atenção do problema da hanseníase no mundo. Então, ele pediu que as autoridades instituíssem a data", explica a médica.
De acordo com Roseane, no Distrito Federal, o dia era marcado por panfletagens em áreas como Rodoviária e Shoppings. Porém, desde 2007, o Núcleo de Dermatologia decidiu fazer uma festa com música, sorteio de brindes e lanches para animar os pacientes, a família e os profissionais da saúde que auxiliam no tratamento. "No dia do encontro é um momento de festa e confraternização. Pensamos em dar alguma coisa ao paciente que sofre um preconceito muito forte e na maioria das vezes é humilde. Não é a hora de discutir a doença, que já é muito abordada durante todo o tratamento. Esse é o dia de recebê-los de braços abertos", afirma a dermatologista.
A dermatologista conta que no ano passado cerca de 110 pessoas, entre pacientes, familiares e profissionais da saúde participaram do encontro. A expectativa é de que mais pessoas estejam presentes no evento desta quinta. "Com a ajuda da mídia, estamos divulgado e acabando com o preconceito. Além disso, com a disseminação, até pacientes do entorno são esperados na festa. No ano passado vieram pacientes de Unaí (MG)", garante.
Doença
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um bacilo que afeta os nervos e a pele, provocando danos severos. Ela também é conhecida como lepra, morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro.
A doença é transmitida por vias áreas, mas dificilmente acontece depois de um simples encontro social. A maioria das pessoas é resistente ao bacilo. De 7 doentes, apenas um oferece risco de contaminação.
Serviço
IV Encontro de Pacientes e Ex-Pacientes de Hanseníase
Data: 27/1 (quinta-feira)
Horário: 14h às 18h
Local: Clube Vizinha, 108/109 Sul