Helena Mader
postado em 28/01/2011 08:00
Os moradores do Setor Jardim Botânico 3 estão revoltados com a falta de investimentos para urbanizar o bairro. Apesar das reclamações, eles terão que esperar quase um ano até que as benfeitorias sejam concluídas. A previsão de entrega da iluminação pública e do sistema de distribuição de água potável e de esgoto da região é até 31 de dezembro. Já a pavimentação e a drenagem pluvial serão concluídas antes, até 11 de março. Depois das denúncias de falta de investimentos no novo bairro de classe média do Distrito Federal, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) garantiu que as obras de infraestrutura do bairro atrasaram por conta das chuvas. Como o Correio mostrou na edição de ontem, os lotes na região custam cerca de R$ 420 mil, mas o local está sem benfeitorias básicas, como iluminação pública e coleta de lixo. Várias quadras não têm sistema de drenagem de águas pluviais, o que desgasta terrenos e a pavimentação. Compradores de imóveis no setor estudam entrar na Justiça contra o GDF, alegando que o governo fez propaganda enganosa sobre o Jardim Botânico 3.
Uma das grandes reivindicações da comunidade da região é a iluminação pública, já que a escuridão traz ainda mais insegurança. Nos fins de semana, jovens realizam festas nas áreas vazias do bairro, com direito a competições automotivas. Como não há rondas nem postos policiais, os moradores têm que instalar altos muros, câmeras e cercas eletrificadas para ficarem protegidos contra a violência.
O presidente da Terracap, Marcelo Piancastelli, afirmou ontem que as obras de infraestrutura nunca pararam. ;A Terracap está executando as obras. Esse é um problema que herdamos do último governo, mas que vamos resolver;, afirmou o presidente da empresa. ;As obras de infraestrutura básica estão em andamento. Temos convênios em vigência com a Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), com a CEB (Companhia Energética de Brasília) e com a Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental de Brasília). O dinheiro já foi inclusive repassado, mas ocorreu um atraso devido a questões pontuais, como as chuvas. Mas nada está parado;, explica Marcelo Piancastelli. A nova gestão da Terracap informou ainda que serão gastos, ao todo, R$ 45,2 milhões com a urbanização e com a construção de benfeitorias no Setor Jardim Botânico 3.
Ontem, a empresa realizou uma concorrência pública em que foram oferecidos 123 imóveis, em 13 cidades do DF. A Comissão de Licitação da Terracap recebeu 217 propostas de interessados, mas vendeu apenas 69 terrenos. No Jardim Botânico 3, 13 dos 22 lotes incluídos no edital acabaram arrematados por interessados, ou seja 40% dos imóveis não receberam nenhuma proposta. Eles serão colocados novamente à venda, em futuras concorrências públicas da Terracap.
Cronograma
; Entrega das obras de pavimentação e de drenagem pluvial: até 11 de março
; Entrega do sistema de distribuição de água potável e do esgotamento sanitário: até 31 de dezembro
; Entrega da iluminação pública: até 31 de dezembro