postado em 30/01/2011 23:43
Brigas e tiros marcaram uma festa em Planaltina, na madrugada de ontem. Um jovem morreu e outro acabou ferido em dois lugares do corpo. O corpo baleado de Márcio de Matos de Oliveira, 28 anos, permaneceu no estacionamento do Funções ; local de eventos da cidade próximo à administração regional e ao Fórum ; durante toda a festa e só foi recolhido as 9h. Mesmo ferido, Thiago Diniz Borges, 21 anos, conseguiu correr até o Hospital Regional de Planaltina durante a madrugada e passa bem. A 16; Delegacia de Polícia, que investiga o crime, ainda não tem pistas do responsável pelos tiros ; e não sabe se os disparos foram feitos pela mesma pessoa. Familiares de Márcio estavam inconformados com a situação e não souberam dizer se ele tinha rixa com alguém.A primeira confusão aconteceu por volta das 4h30, quando dois grupos se enfrentaram. Segundo testemunhas, um envolvido sacou uma arma e atirou contra Márcio. Uma amiga contatou a mãe dele, Vandelina de Matos de Oliveira, 50 anos, para contar o fato. Eram 5h e a dona de casa estava dormindo. Em seguida, a família se reuniu na casa onde Márcio mora com a mulher, também em Planaltina. Ela não foi ao evento. ;Ontem (sábado) à noite, ele estava lá em casa antes de ir para a festa. Ele costumava ir lá com os amigos. Nem sei dizer se ele tinha problema com alguém para acontecer isso;, lamentou Vandelina, com os olhos marejados.
Enquanto o corpo de Márcio estava estendido no chão de terra próximo a um poste de luz do estacionamento do Funções, uma nova confusão aconteceu na festa. Testemunhas contaram que um homem de jaqueta preta paquerou a mulher de Thiago. Teria havido uma discussão entre os dois, quando cerca de 10 pessoas tentaram agredi-lo. Ele correu e acabou alvejado pela arma de fogo no braço direito e na nádega esquerda. Conforme consta nas declarações entregues à 16;DP, as pessoas próximas ouviram gritos: ;Pega ele e mata!”. Ainda em fuga, Thiago conseguiu chegar ao HRP e, ao longo do caminho, perdeu a carteira e os documentos de identificação.
Baderna
Moradores e trabalhadores da cidade contaram ao Correio que as festas realizadas no estacionamento são regadas a bebida alcoólica e drogas. Vários carros estacionam nas proximidades do estádio de futebol de Planaltina, abrem os porta-malas com o som no último volume. Barraquinhas de comida e cerveja aproveitam o movimento para lucrar com as vendas. Mulheres dançam de forma sensual no chão e em cima dos capôs dos veículos. Na manhã do dia seguinte ao evento, sobram cacos de vidro, manchas pelo chão e cheiro forte de urina.
Um vigilante do estádio de futebol, que preferiu não se identificar, disse que ligou para a Polícia Militar várias vezes. ;Eles nunca podem fazer nada a respeito. Mas as festas aqui acontecem todos os dias da semana. Fim de semana o movimento é maior, mas nunca para. Estava mesmo prevendo algo desse tipo;, criticou.
Colaborou Victor Martins
Dívida paga com sangue
; O tráfico de drogas no Varjão fez mais uma vítima na madrugada de ontem. Hiago Augusto Dias Mendes, 15 anos, pode ter sido executado pelos chefes do crime na cidade. O jovem era usuário de crack e tinha uma dívida de montante ainda desconhecido com os bandidos. ;Já haviam sido feitas várias ameaças contra ele;, informou o delegado de plantão da 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte), Reinaldo Vilar, responsável pelo caso. De acordo com o delegado, a suspeita de execução por dívida de drogas é a primeira linha de trabalho da polícia e a equipe de investigadores ainda busca os nomes de possíveis suspeitos para o homicídio. O crime ocorreu por volta das 5h deste domingo e o laudo da perícia, com o número de tiros e as circunstâncias do assassinto, ainda não foram divulgados.