postado em 31/01/2011 08:37
Em Águas Lindas, 85% das casas têm água, mas de poço artesiano. Não há galerias de águas pluviais nem rede de esgoto. Só 2% das ruas são asfaltadas, e a população sofre constantemente de problemas respiratórios e das doenças decorrentes da falta de saneamento básico. ;Asfaltaram algumas ruas, mas esqueceram de outras. Quando chove, a água vem toda para cá e a rua fica parecendo um rio de água e sujeira;, contou a babá Maria de Lourdes do Carmo, 24 anos.Segundo o prefeito da cidade, Geraldo Messias, o projeto é que até 2012 pelo menos 60% da população tenha água tratada. Além disso, prevê-se que sejam feitos um milhão de metro de asfalto no município. Até agora, foram 28.628,06 metros lineares de galerias de águas pluviais construídos, 10.392 metros lineares de rede de esgoto e 734 mil metros lineares de ligação domiciliar ; todos feitos com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). ;A nossa prioridade é o asfalto, porque as pessoas não aguentam mais tanta poeira e lama;, disse o prefeito.
Em relação ao transporte, a previsão é de que 160 paradas de ônibus sejam construídas. Dessa forma, os ônibus passarão a rodar pelas estradas vicinais, e as pessoas não precisarão mais caminhar até a beira da pista para pegar a condução. Sobre a violência que assola a população, o prefeito admitiu que a infraestrutura na segurança pública não é suficiente para garantir a tranquilidade dos moradores. Ele disse que, por meio do Pronasci, um programa de guarda municipal, serão contratados 150 homens para a inauguração de um quartel da Polícia Militar.
Messias disse que teve uma conversa com o governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), para discutir a questão da segurança e os problemas nas áreas da saúde e da educação. ;Chegou a um estágio que o DF vai ter que cuidar de nós, porque a necessidade impõe isso;, admitiu. A ideia é usar os recursos disponilizados para Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno (Ride).
Para saber mais
Nome veio de nascente
Águas Lindas de Goiás, antes conhecida como Parque da Barragem, pertencia ao município de Santo Antônio do Descoberto. Segundo pioneiros, a origem do nome deve-se a uma homenagem à nascente Águas Lindas. Há cerca de 15 anos, havia apenas cerrado, com algumas fazendas e chácaras na região e um clube chamado Águas Lindas. A existência da rodovia BR-070, corredor de saída de Distrito Federal, propiciou o fluxo de muitas famílias vindas de Brasília e outras cidades próximas, que foram se aglutinando às suas margens, gerando posteriormente a explosão demográfica atual. A emancipação do município se deu após um abaixo assinado conduzido por lideranças locais, culminando com o plebiscito no Parque da Barragem, realizado em 12 de outubro de 1995. Em 1996, foi feita a primeira eleição para o governo municipal, sendo eleito para prefeito Ordalino Garcia de Melo.