Cidades

Comissão vai apurar trote contra calouras de agronomia da UnB

postado em 31/01/2011 13:40
A Universidade de Brasília (UnB) vai iniciar, nesta segunda-feira (31/1), a apuração das denúncias da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República sobre o trote promovido contra as calouras da Faculdade de Agronomia e Veterinária (FAV). As estudantes foram submetidas no último dia 11 a situações constrangedoras. Elas foram fotografadas lambendo uma linguiça lambuzada de leite condensado, enquanto, os veteranos achavam graça da situação.

[SAIBAMAIS]As denúncias serão apuradas por integrantes de uma comissão formada pela direção da FAV e da reitoria da UnB. De acordo com a Secretaria de Comunicação da UnB, a comissão vai verificar como o trote ocorreu, quem participou e se houve infração penal. Eles terão 30 dias para se pronunciar sobre o caso.

Ainda nesta segunda, o reitor José Geraldo de Sousa Júnior deve anunciar as diretrizes para as políticas estudantis de convivência comunitária. O documento vai passar por consulta pública e depois será encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni). O anúncio também é uma resposta a outras polêmicas envolvendo a comemoração dos calouros e veteranos de Agronomia no Centro Acadêmico (CA), que tem incomodado os professores.

Manifesto

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres (Nepem) da UnB se manifestou, nesta manhã, por meio de uma nota oficial, contra os trotes destinados às calouras da Faculdade de Agronomia e Veterinária.

No documento, a Nepem considerou que os trotes "tratam-se de práticas vulgares, vexatórias, desrespeitosas e humilhantes". O Núcleo completou dizendo que considera a prática uma violência simbólica por "disseminar a ideia patriarcal sobre quem são as mulheres em geral e sobre o seu lugar na sociedade", por associarem a imagem das mulheres a objetos sexuais.

Para o Nepem, as regras de convivência na UnB devem ser pautadas pela ruptura de padrões discriminatórios, "por se esperar, nesse meio, o desenvolvimento de um pensamento crítico em relação ao senso comum". Ao final da nota, a coordenação do Nepem pede explicações sobre o acontecimento, as formas de coibição e a prevenção de futuros trotes desse tipo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação