Cidades

Metrô-DF altera sistema de bilhetagem e usuários terão que se recadastrar

postado em 31/01/2011 15:56

O Metrô-DF iniciou a fase de teste para a implementação de um novo sistema de bilhetagem, dividindo os usuários em grupos específicos e destinando um cartão para cada um deles. A estimativa é que a nova tecnologia já esteja funcionando até o começo de abril, quando acabará a bilhetagem de papel.

De acordo com o que foi informado pela assessoria de imprensa do Metrô, essa mudança será feita aos poucos, de forma gradativa, priorizando os estudantes - que representam a maior demanda.

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Cinco tipos de cartões de acesso ao metrô já estão disponíveis desde o começo do ano, são eles: gratuidade, estudante, vale-transporte, idoso e múltiplo. A distribuição dos cartões de estudante começa a partir desta segunda-feira (31/1) em seis estações: Galeria, Águas Claras, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Terminal Samambaia e Guará. A estimativa é que 50 mil pessoas se recadastrem somente nesse tipo de cartão.

Para fazer o cadastramento, o interessado deve acessar o endereço e clicar no selo do cartão que deseja adquirir. Um horário será agendado para o usuário comparecer a uma das estações.

Com o novo sistema, será possível recarregar pela internet. Para isto, basta o usuário imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento. Depois, é só passar o cartão em alguma máquina de carregamento (totem), que estarão disponíveis em todas as estações, assim que o novo sistema estiver devidamente implantado. Até o momento, há apenas um totem piloto em Águas Claras, mas o Metrô espera receber outros equipamentos ainda nesta semana.

Carão Estudantil:
Para quem vai fazer o cartão pela primeira vez, é necessário entregar cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, declaração escolar, comprovante de residência, 1 foto 3x4 atual, documento de identidade do responsável se for menor e, para quem trabalha, declaração do empregador de que não recebe vale-transporte. Em posse da documentação, o estudante deve se dirigir a um dos postos de atendimento nas estações Galeria, Águas Claras, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Terminal Samambaia ou Guará.

Cartão Múltiplo:
Com este cartão, o usuário poderá comprar várias viagens de uma só vez. Para quem já tem o cartão, basta ir até uma das bilheterias para fazer a troca. Para obter um novo, o interessado deve se cadastrar no site do Metrô e comparecer a qualquer estação para retirá-lo.

Cartão vale-transporte:
Destinado a empregadores para a inserção de créditos de passagens dos funcionários. Também é necessária a realização de cadastro no site do Metrô-DF. A entrega do primeiro cartão será feita no Centro Administrativo e Operacional da companhia, em Águas Claras.

Cartão Gratuidade e Idoso:
A troca dos cartões para idosos, pessoas com deficiência e outros que tenham direito a gratuidade (militares fardados, por exemplo) também ocorrerá de forma gradativa. Pessoas com deficiência devem estar previamente cadastradas na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Enquanto isso, o acesso continua liberado mediante apresentação de documento legal.

Outras informações podem ser obtidas no atendimento ao usuário, pelo número 3353-7373 ou pelo e-mail atendimentoaousuario@metro.df.gov.br.

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