postado em 01/02/2011 10:04
A Administração da Universidade de Brasília (UnB) concluiu, na segunda-feira (31/1), as propostas com as novas regras de convivência comunitária no campus da Universidade. De acordo com a assessoria de imprensa da UnB, o documento estabelece normas para as festas, proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas comemorações de pequeno porte e a realização de trotes que submetam a castigo ou discriminação.O documento deve ser apresentado ainda nesta terça-feira no Portal da UnB. Segundo a UnB, o objetivo é dar oportunidade para sugestões. Depois, as regras seguem para o Conselho Universitário (Consumi).
Normas
As novas determinações classificam os eventos realizados na Universidade como de pequeno, médio e grande porte. Aquelas de pequeno porte não podem interferir na sala dos professores, no andamento das aulas e nas atividades em laboratórios. Também fica estabelecido o horário para término, 22h30. No entanto, há tolerância até meia-noite, caso seja concedida autorização. Música, venda de bebidas alcoólicas e cobrança de ingresso ficam proibidas.
As confraternizações de médio porte precisam de autorização do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) e de uma notificação da Prefeitura dos campi. Bebidas alcoólicas e música estão autorizadas somente após o término do horário das aulas.
Já as festas de grande porte, que envolvam venda de ingressos e divulgação, só podem ser realizadas no Centro Comunitário Athos Bulcão.
[SAIBAMAIS]Trotes
O documento também estabelece normas para os trotes nos calouros. A mudança é uma resposta a denúncia da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República sobre o trote promovido contra calouras da Faculdade de Agronomia e Veterinária (FAV), que foram submetidas a situações contrangedoras, no último dia 11.
A partir de agora, fica proibido trotes que submetam os estudantes a tortura, castigo, tratamento degradante e qualquer tipo de discriminação.