postado em 03/02/2011 08:04
Ainda faltam pouco mais de três anos para a Copa do Mundo no Brasil, mas as cidades-sedes já se preparam para receber o evento esportivo. E Brasília não poderia ficar de fora dessa. A cidade já está na corrida contra o tempo para não fazer feio em 2014. Comércio, setor hoteleiro, bares e restaurantes começam a se preparar para receber pessoas do mundo inteiro. Até o momento, a Secretaria de Trabalho qualificou 505 taxistas que atuam no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek. Durante 120 horas/aulas, eles aprenderam um pouco de inglês, espanhol e como aperfeiçoar o atendimento ao turista. Um dos beneficiados com o curso de idiomas e de capacitação é o taxista Moisés Gomes da Silva, 48 anos, morador de Santa Maria. Ele conta que aprendeu um diálogo básico com o cliente estrangeiro, sobre os pontos turísticos de Brasília, o valor da corrida e onde encontrar hotéis, por exemplo. Mas ele acredita que as aulas de inglês poderiam ter um tempo maior de duração e afirma que pretende continuar por conta própria o aprendizado da língua para não esquecer o que já aprendeu. ;Tenho colegas que continuaram as aulas em cursos particulares. Pretendo fazer o mesmo;, confessa.
Essa é a preocupação do secretário de Trabalho, Glauco Rojas. Para ele, é preciso desenhar um quadro de qualificação dos trabalhadores de forma inteligente, levando em conta as exigências do mercado. ;Temos que levar em consideração o ensino da língua inglesa, mas tem que haver uma reciclagem constante;, defende. Para isso, a Secretaria de Trabalho vai criar um grupo para fazer um balanço da qualidade do serviço no Distrito Federal. ;Precisamos pensar em como Brasília quer ser vista, como mudar ou construir a cultura de serviço. Falamos de um padrão brasiliense;, diz.
O taxista Nilton José Sobrinho, 54 anos, morador da Candangolândia, roda com o veículo há 35 anos na capital federal e viu na Copa do Mundo uma oportunidade para melhorar o serviço que oferece aos clientes e quem sabe até aumentar a renda da família. Ele fez o curso entre setembro e dezembro de 2010, oferecido pela Secretaria do Trabalho, no qual aprendeu sobre como tratar melhor o passageiro, como melhorar a aparência do táxi e até um pouco sobre a história de Brasília e os pontos turísticos da cidade. ;Fazer uma reciclagem é sempre bom. Se tiver outros cursos eu farei;, diz.
Gastronomia
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) já se movimentou para qualificar os trabalhadores do setor. A entidade coordena, em parceria com o Ministério do Turismo, o programa Bem Receber Copa. A ideia é transformar o estabelecimento em um Centro de Apoio ao Turista. Gerente de um bar na Asa Sul, Daniel Santos, 30 anos, participou do curso com mais seis colegas e ficou satisfeito com o resultado. ;Teremos condições de informar o cliente sobre pontos turísticos que antes nem conhecíamos;, diz. O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Clayton Machado, informa que a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e o Ministério do Turismo elaboraram um projeto de capacitação que será lançado em março.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) também participa dos preparativos para o evento esportivo de 2014 nas 12 cidades-sedes. E em Brasília não é diferente. Segundo o gerente da Unidade de Comércio e Serviços do Sebrae-DF, Roberto Faria, a entidade elabora um mapeamento da capital federal para identificar os potenciais. O documento deve ficar pronto em meados de abril. ;Esse estudo vai subsidiar nosso projetos. Poderemos entrar de forma consistente e ajudar micro e pequenos empresários a agarrar essas oportunidades;, espera. Também já foram realizadas consultorias e cursos de capacitação voltados para a Copa em algumas empresas, mas o serviço não é gratuito.
Para Roberto, a capital federal está preparada e deve aproveitar os benefícios que esse evento esportivo trará para o futuro da cidade. Ele acredita que a Copa do Mundo serve como um potencializador do crescimento de um lugar e sugere que o trabalho seja feito antes, durante e após a Copa do Mundo, para que os benefícios se sustentem ao longo do tempo. ;Estaremos preparados e tem muita gente se mobilizando. Precisamos aproveitar esse evento para fortalecer a capital cada vez mais como uma cidade turística. Esse é o nosso maior objetivo.;
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Tursimo do Distrito Federal (Fecomércio) também está envolvida com trabalhos que vão preparar Brasília para receber pessoas do mundo inteiro durante o mundial. ;Vamos intensificar a formação de mão de obra na área de hotelaria, gastronomia e de línguas objetivando atender bem os turistas que vierem a Brasília;, afirma o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. Ele informou que a entidade criou uma câmara setorial para intensificar os trabalhos. ;Também vamos fiscalizar e cobrar questões de infraestrutura para transformar nossa cidade num polo de recepção de turismo.;
Central de mídia
; O governador do DF, Agnelo Queiroz, quer trazer para Brasília o International Broadcast Centre (IBC), a central de imprensa da Copa do Mundo de 2014. O chefe do executivo local esteve no Rio de Janeiro na última segunda-feira para entregar a proposta da cidade. Ele participou da reunião do Comitê Organizador do mundial e em seguida reuniu-se com representantes da Fifa. Se vencer, Brasília receberá jornalistas no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. Agnelo reforçou que o lugar fica a 2km do Estádio Mané Garrincha e a 3km de todos os núcleos de hotéis e restaurantes, além de boas condições de acesso e segurança. A capacidade do Pavilhão, para 3,5 mil pessoas, está acima do que é exigido pela Fifa. Rio de Janeiro e São Paulo também apresentaram projetos. A capital federal também disputa com São Paulo para receber a abertura do mundial de futebol.
Fique atento
Veja os cursos de qualificação voltados para formação da mão de obra que trabalhará em áreas ligadas ao turismo e ao setor de serviços durante a Copa de 2014
Sebrae-DF
; Endereço: SIA Trecho 3, Lote 1.580
; Contato: 0800-5700800 ou www.df.sebrae.com.br
; Consultorias e cursos de capacitação para a empresa. Foco na gestão empresarial. O Sebrae arca com
70% dos custos e os outros 30% ficam por conta dos empresários.
Sindicato de Hotéis,
Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar)
; Endereço: Setor de Diversão Sul (SDS), Edifício Boulevard Center, Bloco A, 1; andar, salas 117 a 124
; Contato: 3312-1000
; Cursos com 120 horas de duração voltados para a qualificação dos funcionários. A empresa deve entrar em contato com a entidade. Gratuidade ainda não foi determinada.
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Distrito Federal (Abrasel-DF)
; Endereço: SCRN 706/707
Bloco G, sobreloja 13
; Contato: 3964-5509 ou www.abraseldf.com.br
; Programa de Capacitação Bem Receber Copa, voltado para funcionários de bares e restaurantes. Gratuito.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
; Cursos nas áreas de hotelaria, gastronomia e turismo. Gratuidade ainda não foi determinada.
Unidade 903 Sul
; Endereço: SEUPS 703/903, Lote A
; Contato: 3217-8877 ou 3217-8878
Unidade Ceilândia
; Endereço: QNN 1, conjunto D, lotes 4/6, Avenida Hélio Prates
; Contato: 3373 8877 ou 3372 1896
Unidade Gama
; Endereço: Quadra 15, lotes
3 e 4, Setor Leste
; Contato: 3484 7704 ou 3484 4128
Unidade Jessé Freire
; Endereço: SCS Quadra 6, Bloco A, Loja 246, Edifício Jessé Freire,
1;, 3; e 4; andares
; Contato: 3226-5235
Unidade Sobradinho
; Endereço: Área Especial 5,
Quadra 4, Conjunto E
; Contato: 3591-8877
Unidade Taguatinga
; Endereço: QNG Área Especial 39
; Contato: 3354-0246 ou 3355-5500
Unidade 915 Norte
; Endereço: SGAN 915,
Conjunto E, Parte A
; Contato: 3272-8980 ou 3347-6684