Cidades

Palestras e teatro marcam Dia Mundial de Combate ao Câncer em Brasília

postado em 04/02/2011 21:09

A Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em parceria com empresas públicas e privadas, organizou diversas ações para o Dia Mundial de Combate ao Câncer, realizado nesta sexta-feira (4/2). A programação incluiu palestras e distribuição de panfletos informativos sobre a doença.

Vários centros de saúde em todo o DF participaram da iniciativa. Na Diretoria de Saúde do Trabalhador (DISAT), os visitantes receberam uma fitinha comemorativa no pulso e assistiram palestras com informações sobre o desenvolvimento da doença e as formas de prevenção.

Diversas empresas se juntaram ao projeto. Em várias sedes do Serviço Social do Comércio (SESC), além das palestras, foram apresentadas peças teatrais abordando o tema. Os prédios do Ministério da Saúde e do Palácio do Planalto serão iluminados com as cores-símbolo do câncer ao redor do mundo: laranja e azul.

Apesar da importância do evento, não houve mutirão de exames ou atividades mais práticas. Celso Antônio Rodrigues da Silva, pneumologista e coordenador do Programa de Controle do Câncer e Tabagismo da SES-DF, disse que a programação foi organizada de última hora. "Ficamos sabendo da data há 15 dias, não houve tempo para mobilizar mais profissionais e pedir apoio de outras entidades", lamenta.

Estreia

Segundo Celso Antônio, o Brasil nunca realizou eventos contra o câncer em fevereiro. "Temos o Dia Nacional de Combate, em 27 de novembro, que mobiliza toda a comunidade médica."

Este ano, por um pedido da Organização Mundial de Saúde (OMS), o país teve que se juntar, também, ao Dia Mundial. Desde 2005, o Brasil é signatário da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, documento da OMS que tenta barrar a expansão da indústria do tabaco ao redor do mundo.

Celso Antônio lembra a importância dos exames de rotina para identificar a doença em seu estágio inicial. Segundo o pneumologista, o câncer de próstata lidera o ranking de ocorrência em homens; em mulheres, o líder é o câncer de mama.

"Ainda assim, o câncer de pulmão é lider em mortalidade ao redor do mundo para ambos os sexos", alerta. A principal causa, segundo o pneumologista, é o tabagismo. Para o médico, independentemente dos avanços médicos na área, existem outros inimigos. Ele ataca: "alguns senadores continuam barrando a discussão de leis que avançam no controle do tabagismo. Preferem proteger a indústria do tabaco, em detrimento do cidadão".

O diagnóstico dos diversos tipos de câncer pode ser feito de maneira gratuita, em qualquer posto de saúde. Caso a doença seja confirmada, o tratamento é garantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A prevenção do câncer está ligada à qualidade de vida: evitar alimentos gordurosos, enlatados e com conservantes; não fumar, e moderar o consumo de bebidas alcoólicas; no caso do câncer de pele, com alta incidência no Brasil, é importante evitar a exposição excessiva e desprotegida aos raios solares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação