Cidades

Distritais cobiçam a Comissão de Orçamento; disputa está polarizada

Cada um conta com o apoio de dois blocos, mas a oposição terá de se manifestar

postado em 05/02/2011 08:04

Cláudio Abrantes é incentivado por petistas a se manter na disputa, que terá como concorrente o distrital Agaciel Maia
A briga pela presidência da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof) da Câmara Legislativa poderá ser resolvida com um voto de minerva. A disputa pela vaga está polarizada entre os distritais Agaciel Maia (PTC) e Cláudio Abrantes (PPS), ambos da base do governo. Os candidatos conseguiram, até o momento, fechar apoio com dois blocos partidários cada, ou seja, na teoria já teriam dois votos favoráveis na eleição que ocorrerá na próxima terça-feira na Casa. Só faltaria para ocupar a cadeira, no entanto, o voto do Bloco Avanço Democrático, anunciado como o único de oposição. Eliana Pedrosa (DEM), uma das integrantes do grupo oposicionista, mostrou ontem interesse em presidir a Ceof. Com chances reduzidas de arrebanhar eleitores, ela deverá abrir mão da cadeira em prol de algum dos concorrentes. As nove comissões da Câmara têm cinco integrantes cada.

O discurso do líder do bloco PT/PRB, Chico Vigilante (PT), é pela manutenção da candidatura de Cláudio Abrantes. Ele afirmou ontem que a orientação do governo, repassada pelo líder Wasny Roure diretamente ao deputado do PPS, ainda está de pé. Vigilante, entretanto, destacou o imbróglio criado em torno da vaga do titular da comissão. ;É um teste para o governo definir qual é o jogo que deve ser estabelecido. Não pode ter dois lados de apoio ao governo;, criticou o petista. O distrital Joe Valle (PSB), que faz parte do bloco de Cláudio Abrantes, ratificou a indicação do colega para a vaga. ;Existe o convite do líder do governo para o Cláudio ser o presidente da Ceof;, contou.

Wasny Roure confirmou o convite, mas ressaltou que ;não adianta ser responsabilizado; pelos votos que Abrantes terá. Ao falar sobre Agaciel, o petista afirmou que os problemas herdados no Senado ; Agaciel foi demitido da função de diretor-geral porque se envolveu no escândalo dos atos secretos da Casa ; não tem a ver com a atuação do distrital na Câmara Legislativa. ;Ele (Agaciel) ganhou as eleições e se legitimou na sociedade. O respeito que ele goza é o mesmo de qualquer eleito;, afirmou. Ontem à noite, Abrantes disse ter se surpreendido com a candidatura de Agaciel Maia, mas garante que seguirá na disputa. ;Vai ser no voto a voto;, afirmou.

Articulação
Cada um conta com o apoio de dois blocos, mas a oposição terá de se manifestarO peemedebista Benício Tavares é o principal articulador da candidatura de Agaciel à presidência da Ceof, uma das mais importantes da Casa. O líder do Bloco Renovação Democrática está cumprindo tão bem a tarefa que o ex-diretor do Senado nem precisa pedir voto para os colegas. ;Pode perguntar para qualquer distrital se eu liguei para pedir voto. Eu não fiz isso. Mas alguns colegas me incentivaram à vaga. Me sinto preparado para integrar a comissão pela minha formação, sou economista com especialização em orçamento público;, contou Agaciel ao Correio. Nos bastidores, ele trabalha no levantamento de dados sobre os vetos ao orçamento do DF.

O distrital desqualificou as acusações de irregularidades contra a gestão dele no Senado. Ele respondeu a uma investigação sobre a criação de cargos não previstos e a concessões de privilégios e nomeações de parentes e afilhados de políticos. ;Vou completar dois anos que saí do Senado e, até hoje, nenhum dos atos secretos foi anulado e ninguém foi demitido. Me chamam de pivô do escândalo, mas os atos foram convalidados pelo presidente. Aí eu fico pagando o pato, que não tem nada a ver comigo;, defendeu-se. O deputado esclareceu que já provou na Justiça a existência de uma casa no Lago Sul ; ele foi acusado de esconder o imóvel da Receita Federal ; e que nunca respondeu processo por superfaturamento de compras no Senado. ;Não era ordenador de despesa lá;, citou.

Os blocos

PT e PRB

Chico Leite (PT)
Chico Vigilante (PT)
Patrício (PT)
Rejane Pitanga (PT)
Wasny de Roure (PT)
Evandro Garla (PRB)

Avanço Democrático
Celina Leão (PMN)
Eliana Pedrosa (DEM)
Liliane Roriz (PRTB)
Raad Massouh (DEM)
Olair Francisco (PTdoB)

Democrático Progressista
Aylton Gomes (PR)
Benedito Domingos (PP)
Cristiano Araújo (PTB)
Washington Mesquita (PSDB)

Renovação Democrática
Agaciel Maia (PTC)
Benício Tavares (PMDB)
Dr. Michel (PSL)
Rôney Nemer (PMDB)
Wellington Luís (PSC)

Renovação Democrática Popular
Cláudio Abrantes (PPS)
Israel Batista (PDT)
Luzia de Paula (PPS)
Joe Valle (PSB)


Opinião do internauta
Leitores comentaram no site do Correio a reportagem sobre a articulação na Câmara para emplacar o nome de Agaciel Maia na presidência da Comissão de Orçamento e Finanças, uma das mais importantes da Casa. Leia algumas opiniões:


Roger Agnelli
;Meu Deus, o povo realmente é burro para eleger
esse Agaciel. Não sei como é possível isso.;

Ângela Maria Melchior
;Fim da Câmara Legislativa! Vamos chamar o povo do Egito! Reaja, Brasília!”

Johnny Silva
;Tá tudo igual. Não mudou nada!”

Antônia Silva
;Isso é brincadeira mesmo. Ele quer fazer do mesmo jeito que fez no Senado.;

Osvaldo Almeida

;A Câmara está entregando a galinha para a raposa cuidar. É simplesmente horroroso a gente ter que ler esse tipo de notícia.;

Antônio Anjos
;Será que a raposa vai
tomar conta do galinheiro?;

Ed Santos
;Alguns idiotas têm os candidatos que merecem.;

Patrícia Silva
;Mudou alguma coisa? E não vai mudar. Eles vão continuar roubando.;

Margarida Alves
;Mas ter envolvimento em escândalos, ser corrupto e etc não são pré-requisitos para o cargo?;

Orébio Sousa
;Sua candidatura é legítima. Agora, se por acaso ele começar a roubar e se beneficiar com isso, o povo não tem legitimidade para reclamar, pois o elegeu sabendo quem era.;

Olegário Amaral
;Impressionante como aqui as coisas são feitas em prol de alguém ou para um grupo estabelecido. Eu, que já estou desencantado com política, quando leio uma matéria dessa, me enoja. Sempre o mesmo perfil de políticos sugadores de plantão e nada muda!”

Carlos Moreira
;Não sei onde está o problema. Ele não foi votado pelo ilustre eleitor do DF em troca de camiseta, churrasco, dentadura? Pois agora ele tem o direito de exercer seu mandato plenamente.;

Eduardo Farias
;Só no Brasil mesmo. É incrível. Meu Deus, onde vamos parar?

Jefferson Castro
;Agaciel, seus eleitores têm a certeza de que você dará um novo dinamismo à Câmara Distrital nesse lamaçal todo.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação