Cidades

Estudantes poderão fazer novos cadastros do Passe Livre a partir de hoje

Quem for usar o cartão pela primeira vez ou tiver de mudar a rota pode ir a 23 postos da Fácil

postado em 07/02/2011 07:53

Começa hoje o atendimento aos alunos que desejarem fazer ou alterar o cadastro do Passe Livre. Ao todo, 23 postos no Distrito Federal receberão os estudantes que precisarem substituir ou incluir uma nova linha de ônibus por terem mudado de casa ou de escola, por exemplo. O serviço estará disponível das 8h às 19h, em algumas estações de metrô, administrações regionais e postos do Na Hora (veja o quadro). Para conseguir ser atendido, é importante levar comprovante escolar, cópia da identidade e do CPF (que pode ser também dos pais ou do responsável), comprovante de residência e duas fotos 3x4 recentes.

A recarga para quem já tem o cartão e não pretende fazer mudanças no itinerário continua disponível na Fácil de Sobradinho, Setor Comercial Sul, Gama, Samambaia e Taguatinga, das 8h às 17h. Os postos da empresa na rodoviária e no Conic continuam sem prestar o serviço. Para inserir os créditos, é imprescindível apresentar a identidade original, o cartão da Fácil e o comprovante escolar.

Pendências

Apesar de o procedimento parecer simples, ainda houve confusão entre funcionários e usuários ontem. Embora a Fácil tenha aberto as portas, as cinco unidades passaram o dia às moscas e não atenderam mais de 200 pessoas cada uma. Entre os que souberam da possibilidade de resolver o problema no domingo, muitos tiveram de voltar para casa de mãos vazias, pois foram mal orientados.

Esse foi o caso da servidora pública Miriam Gomes, 40 anos, que foi até a Fácil do Setor Comercial Sul. Ela ligou para a empresa (no 0800-94-12345) e tentou se informar sobre a documentação necessária para a recarga. ;Me disseram quais postos estavam abertos. Quando perguntei o que eu deveria trazer, me falaram que esse tipo de atendimento só funciona de segunda a sexta. Então, vim com o cartão e a identidade da minha filha, mas a documentação não é suficiente;. Como faltou o comprovante da escola, a servidora, que mora em Santa Maria, foi embora sem resolver a pendência.

Calmaria
Ela não foi a única. No Gama, a servente Glaucia Ciqueira, que mora em Santa Maria, levou o filho apenas para tirar dúvidas. ;O telefone não funciona. Tentei todos os que eles informam, depois desisti e decidi vir pessoalmente;. No posto, havia apenas um atendente, dois computadores quebrados e nenhuma fila. Os funcionários atribuíram a calmaria à falta de interesse da população. No entanto, o serviço era anunciado apenas em pequenas folhas de papel coladas no vidro.

O movimento do fim de semana ficou limitado à manhã de sábado, quando cerca de 400 pessoas estiveram no local e o tempo de espera superava 30 minutos. Ainda segundo funcionários, um fiscal do DFTrans chegou ao posto aos gritos, pedindo mais agilidade.

A situação causou embaraço entre quem trabalhava no local. O DFTrans informou, por meio da assessoria de imprensa, que desconhece o episódio e pode investigar o caso se houver denúncia. Também rebateu as críticas sobre o funcionamento da empresa Fácil, ressaltando que houve melhora no atendimento, uma vez que cinco postos estão oferecendo serviço de recarga e 23 começam a fazer novos cartões e recadastramento, enquanto no ano passado apenas um local estava disponível para os usuários do sistema eletrônico.

Memória

Serviço retomado

O governo liberou o acesso ao Passe Livre na última quinta-feira. O retorno do serviço ocorreu após o GDF repassar R$ 3 milhões para custear as passagens dos estudantes no mês de fevereiro. O valor equivale a um terço do custo total do traslado e o restante será pago pelas empresas de transporte. Após o acordo, a Fácil assinou um termo de compromisso que a obriga a fornecer a recarga a todas as pessoas cadastradas. A empresa também se comprometeu a abrir, nos próximos três meses, oito novos postos de atendimento nas regiões administrativas de Ceilândia, Guará, Santa Maria, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante, Paranoá e Planaltina. Dias antes, pais e alunos formaram filas nos pontos de atendimento na tentativa de recarregar e obter os cartões usados no transporte estudantil. A empresa Fácil Brasília Transporte Integrado havia suspendido o serviço com base na Lei n; 4.494, de julho de 2010. O texto determina que o passe livre estudantil seja gerenciado por um órgão governamental. Estima-se que 165 mil alunos já cadastrados farão novas recargas, enquanto 40 mil estudantes devem modificar ou fazer novos cadastros. (Com informações de Roberta Machado)

Aonde ir

Se você deseja fazer mudança da linha ou novo cadastro, os endereços são os seguintes (todos os postos funcionam das 8h às 19h):

; DFTrans da Rodoviária do Plano Piloto;
; Administrações regionais de Brazlândia (Área Especial n; 4, Lt. 1), Águas Claras (Rua Manacá, Lt. 2, Bl. 1), Núcleo Bandeirante (Praça Padre Roque, 3; Avenida, Projeção 2), Cruzeiro (Área Especial H, Lt. 8), Guará (Área Especial do Cave, Guará II) e Sobradinho 2 (Av. Central, Cj. 16, Lt. 3);
; Postos do Na Hora em Ceilândia (QNM 12, via MN 12A, Lt. 18/20, em frente à Praça do Cidadão), no Gama (Setor Central, Gama Shopping), na Rodoviária do Plano Piloto, em Sobradinho (Quadra Central, Bl. 11, Lt. 7, Ljs. 16 a 24, Serra Shopping) e Taguatinga (CNB 12, Lt. 11/12, 3; andar, Shopping Top Mall);
; Estações de metrô da Rodoviária do Plano Piloto, de Ceilândia Centro, Taguatinga Sul, Praça do Relógio, Samambaia Sul e Furnas;
; Regionais de ensino do Paranoá (Q. 8, Cj. 2, Lt. 24), de Planaltina (Setor Educacional, Lt. C/D), Recanto das Emas (Q. 306, Av. Monjolo, Área Especial n; 1), Santa Maria (EQ 215/315, Área Especial, Caic, Santa Maria Norte) e São Sebastião (Q. 5, Cj. A, Área Especial Centro, Caic Unesco).

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