Cidades

Servidores do HRSM decidem suspender greve que começaria terça-feira

postado em 07/02/2011 14:42

Os servidores do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) decidiram suspender a greve prevista para começar nesta terça-feira (8/2). A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na noite da última sexta-feira (4/2). Segundo o membro da comissão que representava os funcionários e líder de atendimento do HRSM, Camilo de Leles, os servidores optaram por não paralisar as atividades por acharem que "não tem mais necessidade". Ele afirma que alguns funcionários já assinaram o aviso prévio e estão recebendo os valores referentes ao fim do contrato de trabalho. Alem disso, ele destaca que o secretário de saúde Rafael Barbosa teria assinado e encaminhado ao Hospital um termo de compromisso mútuo, para manutenção do atendimento durante o período de transição.

Entenda o caso

Desde que o Governo do Distrito Federal decidiu não renovar o contrato com a Real Sociedade Espanhola de Beneficência, gestora do HRSM desde 2009, os servidores que atuam no hospital estavam inseguros. Sem a certeza de continuar no quadro de funcionários, eles organizaram várias manifestações para pedir a manutenção do acordo entre as instituições e a permanência de seus contratos, sem a perda das garantias trabalhistas.


No último dia 20, o juiz Donizeti Aparecido da Silva, da 8; Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal, autorizou a continuidade da prestação de serviço pela Real Sociedade Espanhola Beneficência ao Hospital Regional de Santa Maria por mais 90 dias. A medida foi tomada depois de uma série de reuniões entre o Ministério Público do DF e a equipe jurídica do governo, com o objetivo de garantir o atendimento aos pacientes.


Com a decisão, a Real Sociedade ficou obrigada a manter os serviços considerados imprescindíveis, mas os funcionários continuavam insatisfeitos. Na assembleia de sexta-feira, inicialmente planejada para organizar a paralisação das atividades, os funcionários decidiram suspender a greve.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação