postado em 07/02/2011 20:22
Uma operação de manutenção no sistema de abastecimento da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deixará cerca de 120 mil pessoas sem água nesta terça-feira (8/2), das 8h às 20h. As localidades afetadas são: SRES Quadras 1 a 7 do Cruzeiro Velho, Vila Estrutural, Feira dos Importados, Ceasa, Shopping Popular, Regimento da Cavalaria de Guarda, Setor de Inflamáveis, Setor de Transporte e Cargas, Setor de Múltiplas Atividades Sul, Setor de Oficinas Sul (Carrefour e Park Shopping), Setor de Garagem e Concessionárias de Veículos e Setor Complementar de Indústria.O motivo alegado pela companhia para a interrupção é a substituição de duas válvulas no Setor de Indústria e Abastecimento(SIA), nos trechos 2 e 6. As válvulas mantem a pressão e evitam o rompimento da rede de abastecimento de água em toda a região. A Caesb informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que, mesmo a manutenção rotineira causando menos transtornos à população se fosse realizada no fim de semana, teria de ser feita necessariamente durante a semana, pois envolveria um grande número de pessoas, apoio logístico e ainda exigiria que a oficina da companhia ficasse à disposição para eventuais demandas.
Segundo a Caesb, as interrupções de fornecimento são avisadas no site, na sua cental de atendimento telefônico, em notas à imprensa e avisar diretamente às escolas e hospitais das regiões atendidas sobre os cortes. O Correio entrou em contato na tarde desta segunda-feira (7/2) com estabelecimentos comerciais das regiões afetadas e o desconhecimento sobre a interrupção do fornecimento de água era total.
Mas empresas não demonstraram grande preocupação com o corte pois contam com caixas d;água. No Setor de Inflamáveis, a empresa Liquigás informou possuir 310 mil litros de água armazenados, mas que, no caso de um incêndio, o corte no abastecimento pode comprometer as providências de combate ao fogo.
A Caesb estima que os transtornos à população são mínimos, pois o corte no abastecimento não vai durar mais de 24h e que caso a operação seja bem-sucedida o abastecimento poderá ser reestabelecido antes do previsto.
Já a administração do Cruzeiro informou que não recebeu nenhum comunicado oficial e que mesmo que tivesse sido avisada, não teria estrutura para repassar o aviso à população. A administração ainda informou ainda que o corte poderá afetar de forma mais preocupante o comércio local, pois as residências possuem caixas d;água.