Cidades

Líderes da comunidade entregam reivindicações ao secretário de Segurança

postado em 09/02/2011 07:47
Representantes dos Conselhos de Segurança do Distrito Federal apresentaram ontem uma pauta com 12 reivindicações ao Governo do Distrito Federal (GDF). A listagem foi entregue ao secretário de Segurança Pública do DF, Daniel Lorenz, após reunião com 38 representantes das regiões administrativas. Entre as principais necessidades apontadas, está uma ajuda de custo às diretorias das entidades para a compra de computadores com acesso à internet e uma cota de combustível para percorrer as cidades e ouvir a população (leia quadro).

A reunião serviu para aproximar a sociedade dos órgãos de segurança. Os diretores dos conselhos reclamaram, por exemplo, da falta de integração entre a comunidade e as polícias militares e civil. Segundo José Neife de Alcântara, presidente da Federação dos Conselhos Comunitários de Segurança do DF (Feconseg), os encontros mensais com a comunidade ocorrem sem a presença das autoridades locais de segurança pública. ;Sem a participação deles, fica difícil;, afirmou.

Outras reivindicações dos presidentes dos conselhos são a criação de delegacias e o policiamento mais intenso nas áreas rurais, que sofrem com a criminalidade. De acordo com Neife, mais de 100 mil propriedades e 500 mil habitantes estão sem a cobertura ideal da segurança ostensiva. ;Os crimes estão crescendo cada vez mais e precisamos de um trabalho especializado nessas áreas;, disse.

O secretário disse que cada solicitação será analisada e atendida na medida do possível. De imediato, Lorenz anunciou a criação de um site para a divulgação das propostas e dos resultados das reuniões dos conselhos (leia Para saber mais). ;O prazo para a construção dele depende do conceito técnico de como será esse portal, mas acredito que dentro de 15 dias a um mês estará funcionando;, destacou. Ele disse ainda que vai solicitar a participação de delegados e de comandantes da Polícia Militar nas reuniões dos conselhos de segurança de cada cidade. ;Eu estarei pessoalmente sempre que puder. Ao escutar a população, saberemos das suas necessidades e trabalharemos para atingir as metas;, explicou.

Postos comunitários
Lorenz disse ainda estar aberto ao recebimento de reivindicações e propostas para a melhoria da segurança nas cidades candangas. Durante a reunião, ele fez questão de ressaltar a queda dos índices de homicídios no DF nos últimos três anos ; houve redução de 46% entre 2010 e 2009. O secretário admitiu a necessidade de dar respostas à comunidade e de reforçar o número de policiais em determinadas áreas. Para otimizar os trabalhos, ele quer que os membros dos conselhos de segurança participem de cursos promovidos para policiais militares. Assim, poderiam entender a metodologia da polícia e dos órgãos de segurança pública.

Em relação aos postos comunitários, Lorenz disse que pretende mudar a postura dos policiais dentro das estruturas ; ainda hoje os PMs escalados para esses pontos não podem deixar os locais para atender as ocorrências. Segundo o secretário, a alteração faz parte do plano de ação dos primeiros 100 dias de governo. ;Qualquer mudança nesses postos depende de acerto com o Ministério da Justiça, mas, de imediato, podemos fazer com que esses policiais tenham capacidade de atender a população de maneira mais rápida e eficiente;, disse.


PARA SABER MAIS
Reuniões e planejamento
Os conselhos comunitários de segurança foram criados pelo Decreto n; 24.101/03 e têm como finalidade servir de ponte entre a comunidade e os órgãos de segurança do DF. Também é objetivo deles auxiliar as autoridades na elaboração de estratégias e ações prioritárias na área de segurança. Eles são constituídos por pessoas da mesma cidade, que se reúnem mensalmente para discutir, analisar, planejar, avaliar e acompanhar a solução das dificuldades. Há hoje no DF 38 conselhos em funcionamento.


Confira as principais reivindicações:

; Ajuda de custo às diretorias dos conselho de segurança, mediante fornecimento de material de expediente, cota de combustível e equipamentos de comunicação.

; Divulgação dos trabalhos dos conselhos pelo site da Secretaria de Segurança Pública do DF e de outros meios de comunicação de massa.

; Reforço à obrigatoriedade dos gestores no comparecimento às reuniões dos conselhos de segurança, conforme determinação dos decretos que regulamentam o funcionamento das entidades.

; Capacitar e aperfeiçoar os membros dos conselhos mediante cursos, seminários e conferências.

; Criação do Conselho Distrital de Segurança Pública.

; Disponibilizar nas administrações regionais espaço físico, material de expediente e equipamentos para a realização dos trabalhos dos conselhos de segurança.

; Fornecer carros equipados para o policiamento nas áreas rurais, além de criar uma delegacia da Polícia Civil para registro e investigação dos crimes nessas propriedades.


Assembleia decidirá greve
Os policiais civis do Distrito Federal farão amanhã, a partir das 16h, uma assembleia no Parque da Cidade para decidir se retomam a greve. Eles reivindicam a reestruturação da carreira e um aumento a ser pago em cinco parcelas ao longo de três anos. A paralisação do ano passado foi suspensa porque aumentos salariais não podem ser concedidos em período eleitoral. Para o vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Ciro de Freitas, a evasão de agentes que entraram recentemente na corporação é preocupante. ;Nós pleiteamos essa reestruturação para motivar o policial a ficar. Muitas vezes, eles fazem outros concursos e vão para outros órgãos. Em alguns casos, o salário é até menor;, afirmou. O plano que prevê a reestruturação da carreira foi encaminhado ao governo federal e se encontra na Casa Civil, onde será decidido se será tratado como medida provisória ou projeto de lei.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação