Cidades

Cinco Agências do Trabalhador são reabertas hoje

postado em 09/02/2011 08:03
A Secretaria de Trabalho reabrirá hoje cinco Agências do Trabalhador. A partir desta quarta-feira, quem estiver desempregado e precisar de alguns serviços prestados pelas agências pode procurar os postos de Santa Maria, do Recanto das Emas, de Sobradinho, do P Sul e de Samambaia, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A fim de atender à população, 30 servidores serão deslocados para as unidades, sendo 20 comissionados. Com esse reforço ; as unidades do Plano Piloto, de Taguatinga e Ceilândia já operam desde 6 de janeiro ;, a Secretaria espera atender até 90% da demanda mensal, de cerca de 12 mil pessoas.

A expectativa da Secretaria de Trabalho é que até o fim desse mês o atendimento nos postos seja normalizado. Um mapeamento das cidades que mais necessitam de agências está em fase final. Com a exoneração de 18,5 mil cargos comissionados no Executivo no começo do ano, 284 funcionários das Agências do Trabalhador foram dispensados e, nos primeiros dias de janeiro, serviços como emissão de Carteira de Trabalho, entrega de documentação para a retirada do seguro-desemprego e as consultas para recolocação profissional ficaram praticamente paralisados.

Queixas
O Correio foi ontem à Agência do Trabalhador do Plano Piloto e conversou com os usuários dos serviços. Muitos reclamaram da demora para serem atendidos. Pedro Masseno Ferreira, 51 anos, é morador de Taguatinga e está desemprego desde 2008. Ferreira foi à agência requerer o seguro-desempregado. Chegou ao local às 14h21 e até as 15h48 não tinha sido atendido. ;Fui até o posto de Taguatinga de manhã e estava fechado. Aqui no Plano o atendimento é péssimo, demorado e os atendentes são despreparados. Eles têm até dificuldade em usar os computadores;, reclamou.

Desempregado há oito meses, Cícero Pires de Lima, 48 anos, foi até a agência procurar uma vaga para trabalhar como segurança. Morador de Santa Maria, Lima lamentou o fato de a unidade que funcionava na cidade estar fechada. ;Vir até aqui é desgastante. Para quem está desempregado é pior porque tem que fazer um sacrifício. O pior é que já estou aqui há mais de duas horas e não fui atendido. Isso é um desrespeito.;

Onde procurar

Santa Maria
QCE 211, Galpão Cultural (ao lado da Administração Regional)

Recanto das Emas
Quadra 205, Lotes 101/102

Sobradinho
Quadra 8, Área Especial 3 (ao lado da Emater)

P Sul
EQNP 26/30, Bloco G, Loja 5, Avenida P3

Samambaia
QN 303, Conjunto 1, Lote 3

Plano Piloto
SCN, Quadra 1, Bloco D, Galeria Oeste (antigo Sine)

Taguatinga
Setor Hoteleiro Sul, Projeção A, Edifício German, Subsolo ; Taguatinga Sul

Ceilândia
EQNM 18/20, Bloco B, Lojas 01/05, Praça do Cidadão, Ceilândia Norte (ao lado do Procon)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação