postado em 09/02/2011 08:30
O grande número de carros nas vias internas e que dão acesso ao Distrito Federal deixa o trânsito intenso no início da manhã desta quarta-feira (09/02). De acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Polícia Militar há registros de poucos acidentes que agravem a situação. Um caminhão estragado na altura da Granja do Torto atrapalha a vida de quem desce para o Plano Piloto pela BR-020 e balão do Colorado. Além disso, a Polícia Rodoviária informou que há um pouco de neblina desde Sobradinho, o que exige atenção dos condutores.Na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) um acidente entre um ônibus e um carro de passeio que ia para o Plano Piloto deixa o trânsito completamente engarrafado na via. A colisão aconteceu na tesourinha que dá acesso ao SIA, um pouco antes da entrada do Cruzeiro. O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) está no local e pretende liberar os veículo nos próximos minutos. O engarrafamento já chega aos 4km.
O motorista que optou pela Estrada Parque Taguatinga enfrenta congestionamento na altura do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Não há registro de acidentes no local, apenas a grande quantidade de veículos na pista motiva a lentidão.
Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) alguns semáforos e um viaduto em obras que reduz de três para duas as faixas de rolamento exige paciência do condutor. A lentidão começa na descida do Riacho Fundo I e se estende até a Candangolândia, onde o fluxo fica melhor e a velocidade média atingida é de 70km/h.
Na região central da capital há lentidão habitual. No eixão e nos eixinhos o fluxo mais intenso é no sentido Plano Piloto, uma vez que muitos servidores públicos se dirigem ao trabalho.
Nas estradas federais, como as BRs 040, 060 e 070 não há muitos problemas para o motorista. Apenas uma neblina registrada mais cedo exigiu mais cautela dos condutores, mas nada que tenha ocasionado engarrafamentos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) pediu que os motoristas respeitem a sinalização e a velocidade de cada via para evitar acidentes.