Cidades

Começa nesta manhã a transferência das famílias da Vila Rabelo

postado em 09/02/2011 10:55
Começou por voltas das 8h desta quarta-feira (9/2) a transferência de 49 famílias que moram em área de risco na Vila Rabelo para a Vila Buritis II, na região de Sobradinho II. Ao todo 153 famílias vivem em situação precária, mas as 49 primeiras estão em um local onde o risco de desabamento é ainda maior e, por isso, terão prioridade na transferência.

De acordo com a assessora da Secretaria de Governo do DF, Daniele Ventura, a operação segue tranquila e sem resistência dos moradores. Uma reunião realizada na tarde de terça-feira (8/2) entre eles e representantes do governo serviu para formalizar a mudança e não pegá-los de surpresa. A operação era aguardada há cerca de 11 anos e, por isso, o acordo foi fechado sem problemas.

Caminhões da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) estão no local para ajudar a carregar os móveis, objetos pessoais e materiais de construção dos moradores. Além disso, a Defesa Civil e a Agência de Fiscalização anunciaram na reunião de ontem que todas as famílias receberão R$ 408 de auxílio social no primeiro mês para ajudar nas obras de construção das novas casas. Uma avaliação posterior da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) decidirá se o auxílio vai continuar e por quanto tempo.

A assessora informou ainda que uma força tarefa da Agência de Fiscalização (Agefis), da Sedest, da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e das Secretarias de Governo e de Ordem Pública e Social (Seops) será instalada na Vila Buritis para que emissão de documentos, que garantam às famílias a posse definitiva dos terrenos, seja feita, além de tirar eventuais dúvidas. A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros também fazem parte da operação para garantir a segurança dos terrenos desde a noite de terça-feira.

Daniele explicou que toda essa ação é emergencial, e que não faz parte do plano habitacional do governo de Agnelo Queiroz (PT) a doação de lotes. "Essa é uma exceção, uma vez que o plano do governo é transferir famílias para locais com casas já montadas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida". Dessa forma evita-se a ocupação desordenada de lotes no DF.

A intenção é que todas as 49 famílias sejam transferidas ainda nesta quarta-feira. As outras 94 devem receber a notificação da mudança nos próximos dias. Para evitar novas ocupações na Vila Rabelo, a área será isolada assim que for desocupada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação