Cidades

Ex-arcebispo D. João Braz recebe homenagem do governador Agnelo Queiroz

postado em 09/02/2011 16:57
O administrador apostólico do Distrito Federal, Dom João Braz de Aviz, recebeu a medalha Mérito Buriti das mãos do governador Agnelo Queiroz (PT), na manhã desta quarta-feira (9/2). A homenagem ocorreu poucos dias antes de o antigo arcebispo assumir o cargo de prefeito das Congregações e Institutos de Vida Religiosa do Vaticano, na Itália.

Em 4 de janeiro, o Papa Bento 16 nomeou Dom João para compor a equipe do alto clero da Igreja Católica. Ele escolherá também o substituto para o cargo de arcebispo de Brasília. Ainda não há nomes cotados para a vaga.

Durante a cerimônia de entrega da medalha, Dom João manteve o tom político do discurso, uma das suas principais marcas. "A minha experiência de sete anos na capital me trouxeram experiências boas e momentos dificeis. Este período coincidiu com uma vibração diferente na política da capital, de mudança de valores e conquistas democráticas", contou. Ele disse deixar a cidade com o sentimento de esperança para o futuro da cidade, do país e dos brasileiros. "É possível crescer muito a partir do diálogo", completou.

O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli (PMDB), disse lembrar bem dos sermões políticos de Dom João em momentos de fragilidade da capital federal. "Em meio a um momento de tensão política, ele escolheu a dedo as palavras que seriam usadas para apontar, ajudar e criticar a situação", elogiou.

O governador Agnelo finalizou a cerimônia com um discurso relembrando a trajetória religiosa do ex-arcebispo no Brasil. "Essa transferência é mais que merecida. É um reconhecimento do seu trabalho. Dom João deixou sua marca de homem generoso e da capacidade de dialogar com os fieis e outras religiões", defendeu o petista. Para ele, a entrega da medalha representa o agradecimento "sincero" dos moradores de Brasília. "É o mínimo que podemos fazer", finalizou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação