Cidades

Sobe para 33 o número de casos confirmados de dengue no DF

postado em 09/02/2011 17:09

Novas informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmam 33 casos de dengue no DF. O número representa um aumento superior a 100% do divulgado no informe de 2 de fevereiro, quando havia confirmação de 14 casos.

De acordo com os novos dados, as suspeitas passaram de 246 ocorrências para 377. Para o coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue, Ailton Domício, os novos números não representam um problema. "A dengue está sob controle e não há perigo de surto", garantiu.

Ele revela que, das 33 infecções, 14 ocorreram no Distrito Federal e 19 são importadas. O local que registra maior número de transmissões continua sendo o Paranoá, com 3 casos.

[SAIBAMAIS]Nenhuma morte foi atribuída à doença. O total de confirmações de contágio apresentou queda considerável em comparação à 2010, atingindo 98,1%. No ano passado, entre janeiro e fevereiro, exames constataram a dengue em 1.702 pessoas. O número de episódios notificados também representa uma diminuição significativa, de 85%, em relação ao mesmo período no ano passado, quando 2.507 suspeitas foram registradas, qualificando um surto da doença.

Balanço
Do total de 377 notificações registradas até 9 de fevereiro, 43 foram descartadas, 33 foram confirmadas e 301 permanecem em investigação.

Ações futuras

O coordenador do Programa de Combate e Prevenção à Dengue, Aílton Domício, anunciou as próximas medidas para evitar um novo surto da doença. Em uma reunião realizada nesta terça-feira (8/2), os diretores das regionais de saúde se comprometeram a reativar os grupos executivos de prevenção - formados por líderes comunitários, representantes do hospital regional e de órgãos ligados ao governo - até 28 de fevereiro.

Segundo o coordenador, a ideia é que durante o mês de março sejam desenvolvidos planos regionais para evitar a proliferação da doença. Aílton destaca que a única região que já conta com o grupo formado é a do Paranoá. De acordo com o diretor da regional de saúde da cidade, Marcelo Monteiro, a iniciativa surgiu a partir da divulgação de casos no local. "Resolvemos acionar todo mundo para dar início ao combate imediatamente", conta.

Monteiro revela que algumas ações ocorrem desde a semana passada, como aplicação de larvicidas, uso do fumacê e remoção de reservatórios, alem de limpeza das vias públicas. A partir desta quinta-feira(10/2), a rádio comunitária do Paranoá e Itapoã anunciará medidas preventivas durante todo o dia para conscientizar a população. A ação será ininterrupta. "É claro que no período de calor e chuvas temos que fortalecer o combate, mas não podemos diminuir o ritmo em nenhum momento", afirma Monteiro.

A respeito das quadras em que foram registrados casos da doença, Marcelo Monteiro revela que durante os próximos três dias um grupo com cerca de 30 pessoas trabalhará no tratamento in loco. Segundo ele, entre casos importados e transmissões ocorridas no local, são três incidências na quadra 6 e quatro na 2.

Colaborou Ariadne Sakkis

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação