Cidades

Após estragos da chuva, Centro de Ensino Fundamental 25 suspende aulas

postado em 11/02/2011 10:28
As aulas no Centro de Ensino Fundamental 25 em Ceilândia estão suspensas, nesta sexta-feira (11/2), por conta dos estragos da forte chuva que atingiu diversos pontos do Distrito Federal na tarde de quinta-feira (10/2). De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, uma força-tarefa é realizada desde às 6h de hoje no colégio pela própria engenharia do órgão em parceria com o Sistema de Limpeza Urbano (SLU) e a Polícia Militar (PM). O objetivo é consertar os prejuízos causados.

[SAIBAMAIS]Os trabalhados vão se estender durante o fim de semana. A ideia é tentar deixar a escola pronta para que os 800 alunos retornem ainda nesta segunda-feira (14/2). Pelo menos essa é a meta do diretor da instituição, Jair Roberto da Silva. Para isso, o muro que caiu será substituído por um de madeirite.

Os estragos começaram quando uma enxurrada de 1,5 metro de altura derrubou o muro e uma parede de aproximadamente 2 metros da instituição. A parede foi arremessada a cerca de 5 metros atingindo o estoque de merendas do colégio. Além disso, a água invadiu as salas de aula destruindo livros e computadores. Durante o temporal, a direção se mobilizou para que ninguém se ferisse e para isso, as crianças foram colocadas em cima de bancos de concreto.

Segundo o órgão, a escola havia recebido o maior valor em verbas do projeto "Escola Arrumada" na região de Ceilândia. Por esse motivo, a instituição estava toda revitalizada, como por exemplo, com novos pisos de cerâmica que, agora, estão submersos à lama. A secretaria ainda explicou que o Centro de Ensino Fundamental 25 tinha recebido um grande volume de kits escolares e materiais, que foram em grande parte perdidos. O órgão garantiu que o material será providenciado, apesar do prejuízo que é inevitável.

Já nas outras cinco instituições - Centro de Ensino Médio 2, Escola Classe 21, Escola Classe 31, Escola Classe 55 e Centro Interescolar de Línguas - que também foram atingidas, as aulas acontecem normalmente. A Secretaria de Educação explicou que apesar dos danos isso não afetou o funcionamento das instituições. Uma comissão será criada para conduzir os trabalhos de reformas nas escolas. Segundo o órgão, as obras também já foram iniciadas em um ritmo diferenciado da do Centro de Ensino Fundamental 25.

Durante a madrugada, um batalhão da Polícia Militar fez a guarnição das escolas com uma viatura fixa e outra circulando, principalmente, naquelas que tiveram muros derrubados. Como foi o caso da Escola Classe 21, em que a edificação de 50 metros caiu sobre a horta da escola.

Outros transtornos
As fortes chuvas também deixaram muita gente sem energia elétrica. Pelo menos 100 mil sofreram com a queda de energia em quase toda a cidade de Ceilândia, principalmente na região da QNM 20 de Ceilândia Sul e também na quadra 209 de Águas Claras.

De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Energética de Brasília (CEB), a luz acabou pela primeira vez por volta das 16h e só foi restabelecida na madrugada desta sexta-feira (11/02). Um rompimento no cabo de distribuição teria sido o motivo para o problema, que foi solucionado por técnicos e eletricistas da própria CEB.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação