Cidades

Cerca 2,9 mil tentam vaga no UniCeub; abstenção fica em 8%

postado em 13/02/2011 08:21
Bianca Sampaio, candidata para direito, chegou uma hora e meia antes do horário da abertura dos portõesOs 2,9 mil inscritos para o vestibular do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) fizeram as provas na tarde de ontem. Eles disputaram uma das 1.245 vagas para 20 cursos de nível superior e um para a área de tecnologia em análise de sistemas, com duração de dois anos. Em três horas, os estudantes tiveram que mostrar os conhecimentos em uma avaliação composta por uma redação e 60 questões de múltipla escolha, sobre línguas portuguesa e inglesa, ciências e estudos sociais. O curso mais concorrido é o de direito com 23 candidatos por vaga para o período matutino. Já no noturno esse número cai para 18 pessoas por oportunidade de ingresso.

Ciente da concorrência Bianca Lara Sampaio, 19 anos, chegou cedo ao Bloco 3 da instituição para aguardar o abrir dos portões. Embora a prova estivesse marcada para as 15h, por volta das 13h30 ela já estava no estacionamento revisando as matérias com o maior peso para o curso pretendido. ;Cheguei antes para conseguir uma boa vaga e para ler a apostila das matérias de português, história e geografia, que são importantes para quem quer ocupar uma cadeira na área de direito;, relatou.

Chegar cedo também ajudou Bianca a diminuir a ansiedade. ;Nem almocei direito, estou muito nervosa. Estando aqui com as apostilas fico mais tranquila, além de refrescar a memória;, contou. Assim como a maioria dos outros candidatos, grande parte da tensão da pretendente ao curso de direito estava associada ao temor da prova de exatas. ;Física e química me preocupam muito, mas vou tentar fazer o melhor;, disse.

Filipe do Nascimento Pires, 18 anos, sofre do mesmo mal. Mesmo sonhando em ser um futuro engenheiro, o exame de exatas é um pesadelo para o jovem. ;Física é complicado;, disse. Recém saído do ensino médio, Filipe baseou sua decisão para a escolha da profissão a partir da experiência que tem com o padrasto. ;Ele faz grandes obras. Sempre vejo ele trabalhar, ajudo em algumas coisas e gosto muito. Sou bom em matemática, acho que física não será um grande obstáculo;, analisou.

A expectativa deles será respondida amanhã, quando o resultado será divulgado. Quem não encontrar o nome nessa primeira lista não deve perder as esperanças. Em 17 de fevereiro, será feita uma segunda chamada para as vagas remanescentes. A identidade dos aprovados será impressa e colada nos murais da instituição. As comemorações não poderão se prorrogar por muito tempo. As aulas começam em 22 de fevereiro.

Para garantir a lisura do processo de seleção 92 fiscais, 12 supervisores e dois coordenadores participaram da segurança do vestibular. Nenhum aluno chegou atrasado, mas as abstenções representaram 8% do total de inscritos, número considerado normal pelo Centro Universitário.

Novidades
Até 2013 o número de ofertas de aprendizado deve crescer no UniCeub. A instituição está preparando as instalações para inaugurar o curso de medicina. ;Já pedimos autorização ao Conselho Nacional de Educação para oferecer essa novidade em nossa grade. Para obter a aprovação precisamos ter instalações modernas e aprovadas por eles;, ressaltou o secretário geral do UniCeub, Maurício Neves. ;Pode ser que tenhamos uma previsão no ano que vem, mas o certo mesmo é em 2013;, complementou.

Hoje, a instituição de ensino possui 14,2 mil alunos matriculados para a formação de nível superior e 600 na área de pós-graduação. As mensalidades podem variar de R$ 462,26 a R$ 1.312,69, dependendo da especialidade.


Os preferidos

Cursos mais concorridos

1; - Direito matutino
23 por vaga

2; - Direito noturno
18 por vaga

3; - Arquitetura
8 por vaga

4; - Engenharia civil
5 por vaga

5; - Relações internacionais
3 por vaga

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação