Cidades

Brasiliense de 5 anos é uma das mais novas sensações do YouTube

O pequeno Yousef Mahmud Ribeiro em conquistado a atenção de públicos de todas as idades pelo Brasil afora com sua desenvoltura para dançar axé. Mas, segundo a mãe do menino, Ali encara qualquer ritmo, como se fosse um coreógrafo nato

postado em 13/02/2011 08:34
Yousef fez sucesso dançando música baiana, mas também se revela bom dançarino em outros estilos. Incorporar Michael Jackson é uma de suas performances preferidasHá quem diga que Yousef Mahmud Ribeiro Ali é um adulto bem pequeno, disfarçado de criança. A brincadeira começou porque o menino, de apenas 5 anos, morador de Samambaia, se comporta, quase sempre, como gente grande. As atitudes dele contrastam com sua baixa estatura e com a pouca idade. O vocabulário de Yousef é ;corretíssimo;, palavra que ele mesmo gosta de usar. Em meados de janeiro, ele se tornou uma das mais recentes celebridades da internet, ao ter um vídeo no qual dançava com muita empolgação, no ritmo do axé, em Caldas Novas (GO), divulgado no site YouTube, uma rede social.

As imagens já foram vistas por mais de 350 mil pessoas. Tanta visibilidade rendeu um convite para participar de um programa dominical de televisão. A produção da emissora viu a gravação e a incluiu nos ;hits da semana;, transmitidos durante o programa. As imagens arrancaram gargalhadas e simpatia pelo protagonista do vídeo. O apresentador fez um pedido, ao vivo: ;Se você conhece essa criança ou os pais dela, entre em contato com a gente;. Queria levar o pequeno astro ao palco, em busca de audiência.

Amigos da família começaram a ligar para a mãe de Yousef. ;Eu nem sabia que tinham colocado o vídeo da internet. Quando abri, tinha milhares de acessos. Então eu entrei em contato com a emissora e, na semana seguinte, lá estávamos nós, em São Paulo;, relatou a mãe de Yousef, a pedagoga Milla Michelle Couto Ribeiro, 31 anos. O garoto deu um show. Apresentou-se vestido de Michael Jackson, seu maior ídolo. Deu entrevista com uma seriedade quase inocente, arrancando risadas e suspiros das meninas da plateia.

No vídeo da internet, Yousef aparece de roupa de banho, em cima de um palco, ao lado da banda, ;quebrando tudo;, como ele relata. Parece estar ligado na tomada. O menino rebola, sobe, desce, joga um boné para o público, sacode o corpo como um profissional da dança baiana. ;A gente foi passar o ano-novo em Caldas Novas. Estávamos em um clube e ele começou a dançar, na plateia mesmo. Chamou a atenção pela desenvoltura e foi convidado a subir ao palco;, contou Milla.

Sucesso
O menino ficou famoso depois de aparecer no progrma de televisão Domingo legal, por mais de uma hora, ao vivo. Ao voltar de São Paulo, onde participou do programa, até o piloto do avião o reconheceu e pediu um autógrafo. ;Eu assinei meu nome na mão dele;, disse Yousef, que já sabe ler e escrever. ;Ele sempre se destacou na escola. E é o mais novo na sala dele;, afirmou a mãe, orgulhosa. Yousef aprendeu a dançar sozinho. Quando tinha 1 ano e 7 meses, já se mexia, ao escutar qualquer música.

Não importa se o ritmo é funk, sertanejo, forró ou qualquer outro. Yousef logo começa a movimentar os pés pequenos, quando ouve o som. Não demora e o corpo todo entra no ritmo. ;Não sei explicar por que eu gosto de dançar. Aprendi sozinho e na TV. Acho legal as meninas gritando. É divertido, é o meu show. É isso. Corretíssimo;, relatou. ;Nunca vi gostar tanto assim de aparecer. Acho que puxou a mãe. Eu acho incrível como ele leva a sério a dança;, afirmou a avó materna do menino, Lana Couto, 51 anos.

Além de dançar, Yousef canta e gosta de criar as próprias coreografias. ;Precisei quebrar um DVD do Michael Jackson que tinha aqui em casa de tanto que ele via. Mas depois tive de comprar outro;, contou Milla. A criança ficou popular na escola, em Taguatinga Norte. ;Onde ele está, vira festa. Os amiguinhos começam a pedir para ele dançar. Pedem suingueira, Michael Jackson e ele vai fazendo a performance. Virou a celebridade do colégio;, disse a mãe. ;Eu não tenho vergonha não. Não tô nem aí;, acrescentou Yousef, cheio de energia.

Fama
Yousef já tem convites para participar de outros programas de televisão. E até para fazer uma participação especial no DVD da banda Pimenta Baiana, que tocava quando foi gravado o vídeo da dança, em Caldas Novas. Uma agência de modelos-mirins também já entrou em contato com a família, na tentativa de encaixar Yousef em comerciais. O cachê inicial era de R$ 500 e começa a subir. ;Não estamos nessa pelo dinheiro, que é pouco. Eu fico mais animada que ele, é verdade. Mas isso é porque ele não tem a menor noção de quantas pessoas o estão vendo se apresentar, do tamanho disso tudo;, disse Milla.

A mãe sabe dos problemas que a exposição de uma criança na mídia pode causar. Porém, acredita que tudo não passa de diversão para o menino, sem possibilidade de prejudicá-lo em algum momento. ;Para ele é tudo uma brincadeira muito gostosa. É da personalidade dele gostar de plateia. Se ele quiser, vai ser um artista. Nasceu com o dom de fazer shows e divertir as pessoas;, explicou. O pai de Yousef é árabe. Não vive na mesma casa que o filho e concordou com a participação da criança em programas de televisão, segundo Milla.

Veja
Para encontrar o vídeo de Yousef no YouTube, busque por Pimenta baiana. É o primeiro da lista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação