postado em 14/02/2011 07:46
A situação precária da frota de ônibus levou os agentes do Transporte Urbano do DF (DFTrans) a aplicarem 6.044 mil multas a empresas de coletivos do DF e do Entorno em 2010. Desses, 3,2 mil foram retirados das ruas até que o problema fosse corrigido. A maioria das irregularidades se refere a pneus carecas, descumprimento de horário e ausência de equipamentos obrigatórios, como extintor de incêndio, tacógrafo, além de faróis queimados. Mesmo assim, o presidente da Associação dos Usuários de Transporte Público do DF (Autrac/DF), Vidal Guerra, considera a fiscalização do DFTrans tímida. Para ele, as punições são muito brandas. ;Defendo uma multa bem maior porque, só quando os empresários começarem a sentir no bolso, eles vão tomar vergonha e investir na melhoria dos ônibus;, afirmou.
Guerra ainda apontou como fator agravante no transporte público a falta de preparo dos profissionais da área. ;Infelizmente, não se investe na formação dos motoristas e dos cobradores. A maioria trabalha de mau humor e trata passageiro com ignorância. O correto seria investir na parte de educação de trânsito, mas falta vontade política para ser fazer isso;, complementou Guerra.
Na opinião do especialista em transporte público da Universidade de Brasília Artur Morais, é preciso que o governo tenha comprometimento e vontade política para executar projetos ousados e até impopulares a fim de melhorar o transporte coletivo. ;Hoje, quem tem carro, não usa o transporte público. É preciso tornar caro andar de carro: criar pedágios, estacionamentos pagos nos centros. Mas só isso não basta. Aí é preciso investir em transporte público, torná-lo eficiente, mas isso não se resolve com apenas uma solução. Não adianta pensar que construir mais duas estações de metrô vai adiantar. Não é um problema que deve ser combatido com um remédio, mas sim com um coquetel;, frisou.