Cidades

Paciente de 45 anos que recebe transplante de coração continua em cirurgia

postado em 17/02/2011 10:10
O paciente de 45 anos do Instituto de Cardiologia (IC), que recebe o primeiro transplante de coração vindo de fora do Distrito Federal, continuou em cirurgia na manhã desta quinta-feira (17/2). De acordo com a assessoria de imprensa do IC, ainda não há novidades sobre o caso. Na parte da tarde, o hospital deve divulgar um balanço com informações fornecidas pelos quatro cirurgiões, o clínico, a enfermeira, o perfusionistas e os dois anestesias que participam do caso inédito na capital. Segundo o instituto, como o processo cirúrgico dura em média seis horas e o órgão chegou por 3h15 ao Hospital das Forças Armadas (HFA), a operação deve ser finalizada por volta das 9h15 desta quinta-feira (17/2).

[SAIBAMAIS]Esta é a primeira vez que a unidade de saúde realizou um transplante de coração que veio de fora do DF. O doador era residente de Goiânia, cidade que fica a 200km de Brasília. Para isso foi preciso o apoio da Força Aérea Brasileira que levou um grupo de profissionais em um avião Bandeirante até a capital goiana.

O coração desembarcou em Brasília por volta das 2h50. Minutos depois chegou até o HFA para iniciar o processo de transplante. Para o procedimento, o coração pode ficar até no máximo quatro horas fora do corpo. O paciente que recebeu o coração era vítima da doença de chagas e esperava na fila para transplante desde maio de 2009.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação