postado em 17/02/2011 11:50
O transplante inédito de um coração vindo de fora do Distrito Federal em um paciente de 45 anos, no Instituto de Cardiologia (IC), terminou por volta das 8h desta quinta-feira (17/2). O processo que dura normalmente até seis horas foi encerrado mais rápido do que o esperado. De acordo com a assessoria de imprensa do IC, a cirurgia foi considerada um sucesso e o homem já passa bem.Por volta das 11h40, um dos cirurgiões que participou da operação estava visitando o paciente instalado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A assessoria explicou que é padrão encaminhar pacientes para a UTI no pós-operatório.
Na parte da tarde, o hospital deve divulgar um balanço com informações dos quatro cirurgiões, o clínico, a enfermeira, o perfusionista e os dois anestesias que participam do caso.
Relembre
[SAIBAMAIS]Esta é a primeira vez que a unidade de saúde realizou um transplante de coração que veio de fora do DF. O doador era residente de Goiânia, cidade que fica a 200km de Brasília. Para isso foi preciso o apoio da Força Aérea Brasileira que levou um grupo de profissionais em um avião Bandeirante até a capital goiana.
O coração desembarcou em Brasília por volta das 2h50. Minutos depois chegou até o HFA para iniciar o processo de transplante. Para o procedimento, o coração pode ficar até no máximo quatro horas fora do corpo. O paciente que recebeu o coração era vítima da doença de chagas e esperava na fila para transplante desde maio de 2009.