Cidades

Casos confirmados de dengue no DF já chegam a 77 neste ano

postado em 17/02/2011 13:04
A Secretaria de Saúde divulgou, na manhã desta quinta-feira (17/2), um novo boletim epidemiológico da dengue no Distrito Federal. Os dados revelam que 77 pessoas já foram diagnosticadas com a doença até a quarta-feira (16/2). O número representa um aumento de 44 casos em relação a semana passada, quando as infecções chegaram a 33. Segundo o coordenador do Programa de Prevenção e Controle da Dengue da SES/DF, Ailton Domício, os novos dados não representam um problema. "Na nossa avaliação a dengue ainda está sob controle", afirma.

O boletim apresenta um crescimento significativo no número de casos notificados neste ano. O número atingiu 542 contra os 377 na semana passada. Das notificações, 77 representam casos confirmados de dengue, 79 foram descartados e 386 ainda continuam sob investigação. Em relação ao mesmo período de 2009 verifica-se um aumento de 64,2%, quando foram registrados 330 notificações. Mas em relação ao ano passado, o número de casos notificados é menor. Em 2010, foram 3.344 notificações, o que representa uma variação de - 83,8%. Para o órgão, essa diminuição está relacionada a melhoria da sensibilidade dos profissionais de saúde em prevenir a doença.

Os dados também fazem referência a forma de transmissão da dengue. Dos 77 casos, 53 pessoas foram contaminadas em outros estados brasileiros, e o restante em regiões do DF. Ao final do boletim, o órgão informa que investiga uma morte que pode ter sido causada pela doença e alerta que há um caso confirmado de dengue com complicação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação