postado em 18/02/2011 07:57
Começa na próxima quinta-feira (24/2) a maior ação do comércio local para desencalhar o que sobrou nos estoques após o fim de ano. Trata-se do Líquida DF, campanha organizada pela Câmara dos Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) que, em 2011, terá a participação de 8,5 mil lojas de segmentos variados. Até 5 de março, os empresários participantes oferecerão produtos e serviços com descontos de 10% a 70%. A expectativa da CDL-DF é de crescimento médio de 10% nas vendas do período graças à liquidação em massa. Durante os 10 dias da promoção, a entidade espera que um público de 2,5 milhões de pessoas circule pelos shoppings e lojas envolvidos, entre moradores do DF e Entorno.De acordo com Antônio Xará, superintendente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do DF, o investimento da entidade no Liquida DF deste ano foi de R$ 1,2 milhão. O planejamento da ação promocional teve início há oito meses, com definição de estratégias de marketing e captação de lojistas interessados. Xará afirma que a CDL deixou claro para os empresários a necessidade de ofertar artigos por preços realmente atrativos.
Identidade
;Insistimos na importância de oferecer descontos reais ao longo dos 10 dias de liquidação. Não adianta aumentar preço para reduzir, pois o consumidor percebe. O lojista que de fato abraçar a campanha vai ter um resultado melhor do que o que não se engajar;, disse. Antônio Xará declarou que, a fim de evitar que estabelecimentos desligados da liquidação se aproveitem da divulgação que o Liquida DF fará na televisão, rádio e outros meios de comunicação, a identidade visual da campanha foi priorizada. ;O consumidor reconhecerá as lojas participantes pelo cartaz com a logomarca do Liquida DF;, garantiu.
Os estabelecimentos envolvidos na campanha pagaram uma taxa em dinheiro à CDL pelo direito a ostentar o material publicitário e ter divulgação na mídia. Elas vão desde pequenas empresas a grandes magazines nacionais. Oito shoppings aderiram, entre eles, um de Valparaíso (GO), no Entorno. ;Uma vantagem é que os pequenos estabelecimentos, que são mais de 90% do total, têm acesso a uma exposição nos meios de comunicação que, isoladamente, não poderiam bancar;, destaca o superintendente da CDL-DF.
Dentre os 40 segmentos representados nesta edição, a oitava, estão vestuário, calçados, perfumes e cosméticos, livraria e papelaria, óticas, supermercados, material para construção e até agências de viagem. Alguns setores historicamente têm flexibilidade para oferecer descontos mais generosos. Estabelecimentos que trabalham com confecções ou brinquedos, por exemplo, podem baixar os preços para até metade do valor original. Já os que vendem eletrodomésticos e eletroeletrônicos, mais presos a tabelas de mercado, têm uma margem de redução apertada, de até 20%.
Carlos Eduardo Santana, gerente de uma das unidades no DF de uma grife de roupas de projeção nacional, conta que este ano a marca participará pela primeira vez do Liquida DF. ;Esperamos um bom resultado. Fevereiro é um mês em que tradicionalmente fazemos promoção, em razão da troca da coleção verão pela de outono. Então, a quantidade de unidades vendidas chega a dobrar com relação a janeiro. Com a campanha, as pessoas vão nos procurar mais ainda;, acredita.
Campanha nacional
A união do comércio em uma liquidação conjunta a fim de limpar estoques não acontece unicamente no DF. Em todo o país, 19 capitais e mais de 120 municípios organizam, periodicamente, ações do tipo. Os eventos ocorrem com o apoio da Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), que garante planejamento e logística por meio de suas representantes locais.
Em geral, o período escolhido é o início do ano, mas datas diferentes podem ser definidas, obedecendo à dinâmica econômica em cada região.