[SAIBAMAIS]Os 380 funcionários da Cooperativa do Transporte Público Alternativa (Coopertran) decidiram suspender a paralisação após uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (18/2) na garagem de Sobradinho. De acordo com um dos diretores do Sindicato dos Rodoviários, Diógenes Nery, os empresários prometeram regularizar o pagamentos dos salários atrasados e a situação dos funcionários sem carteira assinada.
Os 80 micro-ônibus que fazem as linhas internas pelos condomínios de Planaltina e Sobradinho já estão liberados para voltar a circular, de acordo com o sindicato. Caso a situação não seja regularizada na próxima quarta-feira (23/2), a categoria deve reunir-se novamente para tomar uma nova decisão.
A paralisação relâmpago, iniciada às 4h desta sexta, tinha o objetivo de pressionar os patrões a pagarem os salários atrasados, os tíquetes-alimentação e os encargos trabalhistas que não estariam sendo depositados. Os funcionários ainda reivindicavam a regularização daqueles que trabalham sem carteira assinada.
Durante quase toda a manhã, a população que precisa desse transporte só pode contar com os coletivos que fazem as linhas para outras localidades. Apanhado de surpresa, o DFTrans não tinha preparado nenhum tipo de mobilização de micro-ônibus de outras cooperativas.
Colaborou Thaís Paranhos