Publicidade

Estado de Minas

Bope seleciona cães do DF para adestramento


postado em 18/02/2011 16:10 / atualizado em 18/02/2011 16:19

Donos de cães interessados em adestrá-los podem submeter seus animais à seleção realizada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). A triagem, que começou no último dia 15, vai até o dia 4 de março e escolherá 25 cães, de 12 a 24 meses, das raças rottweiler, doberman e pastor alemão.

A atividade faz parte do curso de cinotecnia, cujo foco é ensinar policiais no trato com cães. Durante os quatro meses de treinamento, os animais estão acompanhados por dois veterinários e aprenderão comandos simples, como sentar, deitar e ficar parado. “É a primeira etapa do curso de adestrador para policiais. Depois eles treinarão com cães do próprio Batalhão em áreas específicas, como faro de drogas, faro de explosivos e busca e captura”, explica o Tenente Renato Cezário.

Segundo Cezário ainda não há previsão de custos para os donos, mas eles englobarão hospedagem, vacinação e alimentação do animal, que fica no canil do Bope durante todo o curso. “O dono participa apenas na última semana, pois ele precisa aprender a dar o comando para o cão”, diz o Tenente.

Para submeter seu cachorro à seleção, o proprietário deve levá-lo ao quartel do Bope, acompanhado da carteira de vacinação. O horário de atendimento é de 8h às 11h, de segunda à sexta-feira. Os avaliadores considerarão o temperamento do cão e sua disposição para as atividades, alem de analisar a saúde do animal.

Curiosidade

O canil do Bope existe desde 1970. Segundo o tenente Renato Cezário, cerca de 35 turmas, compostas por policiais, bombeiros e militares, já realizaram o curso para adestramento de cães no local.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade