postado em 18/02/2011 20:06
Funcionários da Receita Federal, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e a Polícia Federal se uniram para deflagrar a "Operação Aeroporto JK Seguro", que deve garantir o controle da entrada de mercadorias no país.Os fiscais fizeram cinco apreensões , totalizando 11kg de itens irregulares ; entre eles, pescados, frutas, laticínios e medicamentos. Um passageiro que veio de Portugal teve os sete quilos de bacalhau que trouxe de Lisboa detidos.
Outra passageira teve que abrir mão de uma maçã. E um cachorro de 3kg também foi detido, mas liberado em seguida, já que todos os documentos estavam em ordem. Nem armas e nem drogas foram encontradas durante a operação.
[SAIBAMAIS]Fábio Schwingel, fiscal federal agropecuário, explica que esses produtos devem ser detidos devido ao risco sanitário. "Alimentos que não sofrem nenhum ou pouco processamento podem trazer pragas e doenças exóticas, oferecendo riscos à saúde pública, ao meio ambiente e à economia", esclarece.