Cidades

Obras em ritmo acelerado para garantir a folia de carnaval no Ceilambódromo

postado em 19/02/2011 11:20
Funcionários começam os trabalhos de instalação das arquibancadas para os desfiles: orçamento é menor que o do ano passado, mas disposição em fazer um bom carnaval permanece A exatas duas semanas dos desfiles das escolas de samba no Ceilambódromo, parte da estrutura do evento começou a ser montada somente ontem. Durante a manhã, funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), da Companhia Energética de Brasília (CEB) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) deram prosseguimento aos trabalhos iniciados na última quarta-feira. Quarenta homens de uma empresa privada contratada pela Secretaria de Cultura do DF passaram, então, a erguer as arquibancadas do local. No total, cerca de 150 pessoas fazem parte do efetivo responsável pelos preparativos e 80 estão à frente da produção.

Este ano, o orçamento foi calculado em 50% a menos do que no ano passado. O Granfolia, no Plano Piloto, e o Ceilambódromo terão de dividir uma verba de R$ 4 milhões, liberada pela Secretaria de Cultura. Para a produção do desfile e apoio das escolas de samba foram repassados mais R$ 3 milhões. A expectativa dos organizadores é de que este ano o público ultrapasse as 120 mil pessoas.

De acordo com o técnico executor da Secretaria de Cultura do DF, Hernani Souza Santos, ainda há muito trabalho pela frente e o tempo está apertado. A previsão é de que os preparativos estejam prontos somente na véspera do carnaval. ;Poderíamos fazer um trabalho melhor se tivéssemos mais tempo e mais dinheiro;, resume Hernani.

Todos os 90 mil m; ; área total do Ceilambódromo ; precisam passar por reparos. As últimas chuvas deixaram estragos. A lama tomou conta do local e destruiu a pista, que, no ano passado, chegou a ser compactada com uma camada de piche. ;A Novacap vai trabalhar com a limpeza e a terraplanagem. Mas ainda estamos esperando que a companhia libere funcionários para colocar uma nova camada de piche;, conta Hernani. O mato também começou a ser cortado. A Caesb foi ao local para ajudar no fornecimento de água do evento, que contará com pelo menos 10 barracas de alimentação em uma praça coberta e 120 banheiros químicos.

Reformas
Parte do meio-fio da pista de desfile foi retirada, atendendo a pedido das escolas de samba, segundo as quais a obra dificultava a passagem das agremiações. Para que os 60 minutos de desfile das 17 escolas transcorram sem problemas, pequenos buracos que apareceram na passarela, cuja área é de 300m de comprimento com 11m de largura, também deverão ser tapados. Até o próximo sábado, a CEB colocará os postes de iluminação em toda a área do Ceilambódromo. ;Não tem como colocar antes, porque o cenário de cada ano muda;, explica o técnico de execução da Secretaria de Cultura do DF.

Além da atenção com a estrutura do local, há um outro problema, que este não está nas mãos dos organizadores: o clima. Receoso, Hernani já chegou a consultar as previsões para os dias de folia. ;Me disseram que, por conta da transição da fase da lua, não haverá chuva;, conta Hernani. Caso chova durante as apresentações, já foram construídas no local valas por onde a água irá passar e escoar fora dos limites do Ceilambódromo. Para que os foliões não sejam pegos de surpresa, toda a arquibancada será coberta por lonas.

Programação
Hoje

Galinho de Brasília e Mamãe Taguá

Das 12h às 18h
Local: SIBS, Quadra 3, Bloco B, lojas 21/25, Edifício BanShop, no Núcleo Bandeirante

Nós que Nos Amamos Tanto
Das 14h às 22h
Local: Bar Brahma, na SCLS 201, Bloco C, na Asa Sul

Dia 26
Ensaio oficial da Aruc

Das 19h às 21h
Local: Estacionamento em frente à Aruc, na Área Especial 8 do Cruzeiro Velho

5 de março
Bloco Gagá-viões

Das 15h às 18h

Local: Estacionamento da Lanchonete Sandubas, na SRES Quadra 6 do Cruzeiro Velho

6 de março
Carnaval da Melhor Idade

Das 17h às 19h
Local: Estacionamento atrás da Feira, em frente do Ginásio do Cruzeiro

DESFILES NO CEILAMBÓDROMO

6 de março, domingo
Grupo Acesso 2

20h ; Unidos de Planaltina
21h10 ; Vila Planalto/ Lago Sul
22h20 ; Projeto Colibri de São Sebastião
23h30 ; Império do Guará
0h40 ; Unidos do Riacho Fundo

7 de março, segunda-feira
Grupo Acesso 1

20h ; Mocidade do Valparaíso (GO)
21h10 ; Capela Imperial de Taguatinga
22h20 ; Dragões de Samambaia
23h30 ; Unidos da Vila Paranoá
0h40 ; Acadêmicos de Santa Maria
1h50 ; Candangos do Bandeirante

8 de março, terça-feira
Grupo Acesso Especial

20h ; Acadêmicos da Asa Norte
21h20 ; Aruremas (Recanto das Emas)
22h40 ; Águia Imperial (Ceilândia)
0h ; Aruc (Cruzeiro)
1h20h ; Bola Preta (Sobradinho)
2h40h ; Mocidade do Gama

Leia a íntegra da reportagem na versão impressa do Correio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação