Cidades

Aprovados em concurso público protestam em frente ao Palácio do Buriti

postado em 21/02/2011 10:35

Cerca de 120 aprovados em concursos públicos da Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus) e do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) manifestam em frente ao Palácio do Buriti, na manhã desta segunda-feira (21/2). O protesto teve início por volta de 9h30.

A manifestação é contra a possibilidade de suspensão dos concursos públicos e também das nomeações pelo prazo de seis meses. Os concurseiros interditaram duas das seis faixas do Eixo Monumental entre 10h30 e 11h30. Cinco carros do Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) auxiliaram os motoristas, mas o fluxo de veículos no local não teve complicações.
[SAIBAMAIS]
Nenhuma nomeação
O concurso do Departamento de Trânsito, por exemplo, realizado em agosto de 2010 para dez vagas de assistente de fiscalização do Detran, não teve nenhum servidor nomeado até agora. Há mais de 15 anos não há processo seletivo para este cargo. O último ocorreu em 1995.

Segundo a representante dos aprovados no concurso para assistente de fiscalização, Núbia Lima, um levantamento feito pelo Detran concluiu que pelo menos 90 assistentes sejam convocados. "Agora só falta a autorização do governador Agnelo. Porque há verba para essas contratações e a falta de funcionários nesse cargo já foi reconhecida pelo próprio departamento", assegura Núbia.

Compromisso

Os aprovados no concurso da secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) reclamam da não convocação de 350 funcionários, previstos no orçamento de 2011. Na secretaria de Justiça, os manifestantes querem a nomeação de 471 servidores.

Parte deste contingente poderá ser direcionado à secretaria da Criança e do Adolescente, criada este ano. A secretaria já fez um pedido ao GDF para a contratação de 285 técnicos e projeção de outros 160 para os quatro novos centros de internação.

À época da campanha, o governador Agnelo prometeu prioridade nessas áreas. "Temos que resolver esse problema grave, sobretudo nas áreas prioritárias como recursos humanos. Esta é uma prioridade nossa de recompor esses quadros das áreas principais, sobretudo na área da criança e do adolescente", prometeu Agnelo durante a campanha eleitoral.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação