Uma discussão pelo Twitter entre filiados do Democratas (DEM) levantou dúvidas sobre a regularidade do custeio da campanha eleitoral de ambos em 2010. O bate boca levanta indícios sobre troca de favores por apoio eleitoral, usando, inclusive, cursos do Sesc e do Senac como moeda de troca.
Na ocasião, o ex-candidato a deputado federal e atual presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio), Adelmir Santana, questionou reclamações do ex-candidato a deputado distrital e responsável pelo Portal Planaltina, Fernando Fidelis, na rede social.
As reivindicações, feitas na tarde de domingo, teriam sido motivadas pela demissão de Fernando da Fecomércio e pela exoneração sem explicação de sua esposa, Girlene Fidelis. Ela trabalhava no gabinete de Adelmir quando ele ainda era senador e coordenava as ações dos membros do site.
Segundo Fidelis, ele e Santana teriam feito um acordo em maio de 2009, por sugestão do último. Em troca de sua candidatura a deputado distrital pelo DEM, Fernando aproximaria o presidente da Fecomércio das ações do site, voltadas para assistência social. Além disso, os dez membros do Portal seriam remunerados para fazer campanha para o Adelmir.
O responsável pelo site diz que o acordo virou problema quando a assessoria de Santana quis obrigar a equipe a panfletar para o candidato. ;O assessor político de Adelmir, Mauro Borges, até ofereceu bolsas de estudo na Faculdade Senac para duas pessoas do grupo, mas a promessa nunca foi cumprida;, conta Fidelis.
O presidente da Fecomércio pediu pelo Twitter para que Fernando o procurasse durante a semana. Fernando disse ter entrado em contato com a assessoria por telefone e por email, mas sem obter resposta. A equipe do Correiobraziliense.com.br combinou uma conversa diretamente com Santana, mas o presidente da Fecomércio desligou o celular.
Flagra
O jornalista Chico Sant;Anna acompanhou e postou a discussão em seu blog. Veja a seguir o diálogo travado pelos dois a partir do que o jornalista flagrou.
@FernandoFidelis Fernando, acordei cedo e fiquei supreso com suas declarações. Onde falhei com vc, com sua esposa, o trabalho de ambos?
Fidelis responde, reclamando:
@adelmir_santana O Sr. (Adelmir) Exonerou ela (a esposa do candidato a distrital) sem se (Fidelis) quer avisar previamente, me demitiu da Fecomercio sem me dar chance de me defender, o que quer mais?
E Fidelis continua e diz:
@adelmir_santana que ;Ela (sua esposa) eu (ele mesmo) e mais 10 pessoas estavam na rua em Planaltina fazendo campanha para o Sr. (Adelmir) tudo documentado em fotos e videos. E diz que
@adelmir_santana remuneraria alguns dos cabos eleitorais com bolsa de estudo. (Será que são bolsas de estudo nos cursos do Sesc e do Senac, vinculados à Fecomércio?).
Adelmir Santana responde a @FernandoFidelis dizendo:
FernandoFidelis Fernando, vc sabe onde Me encontrar: Fecomércio, onde vc trabalhou, deixou de comparecer sem pedir demissão;, estou lá.
@FernandoFidelis Fernando, não se esqueça que ela (esposa de Fidelis) estava fazendo campanha pra vc. Você também foi licenciado da Fecomércio para sua campanha.
@FernandoFidelis Fernando, sua mulher foi demitida, lotada no meu escritório político, não comparecia, acompanhando vc na sua campanha p/ DD.
A partir de um determinado momento os dois interlocutores deixaram de falar abertamente e marcaram um encontro, como pode ser verificado no post de Adelmir Santana:
@FernandoFidelis Ok Fidelis, aguardo vc na Fecomércio, no dia que for melhor pra vc. Na parte da tarde.
E Fidelis responde:
@adelmir_santana Essa semana irei lhe fazer uma visita lá então!! Abraços!!