Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comissão de Sindicândia vai investigar o desperdício de alimentos no CEF 7

Em nota à imprensa publicada nesta quinta-feira (24/2), a secretária de Educação do Governo do Distrito Federal, Regina Vinhaes, afirmou taxativamente que não está de acordo com o desperdício de alimentos registrado no Centro de Ensino Fundamental n; 07 de Sobradinho II, na última terça-feira (22/2). Na ocasião, alimentos dentro do prazo de validade foram jogados fora por funcionários da escola.
A Gerência de Alimentação Escolar (GAE) orienta que as escolas preparem somente os alimentos que serão consumidos em cada turno, de acordo com o número de alunos presentes. Somente a sobra dos alimentos cozidos é que deve ser jogada fora, conforme orientação constante no "Manual de Alimentação Escolar", publicado por meio da Portaria n; 167, de 10 de setembro de 2010. Caso sobrem pacotes fechados, eles devem retornar ao depósito. Já os pacotes abertos e não utilizados na sua totalidade, devem ser acondicionados em embalagens adequadas.
Ainda de acordo com a nota, Regina Vinhaes pediu a apuração imediata dos fatos pela Comissão de Sindicância da Secretaria de Educação e a punição exemplar dos responsáveis, caso sejam identificadas irregularidades.

Entenda

A ex-aluna do CEF 7 Dayana Kelly dos Santos Araújo, 26 anos, filmou e fotografou três sacos fechados de cereais e dois de leite em pó sendo rasgados e jogados fora e enviou o material para a imprensa. A ex-aluna é filha de uma auxiliar da escola e esteve no local por acaso, para falar com a sua mãe. Segundo Dayana, o descarte foi realizado na última terça-feira (22/2), nos três turnos, pelas próprias merendeiras, seguindo ordens da direção da escola.