Cidades

Hemocentro faz apelo para reforçar estoques de sangue durante o carnaval

postado em 02/03/2011 07:00
Por dia, cerca de 200 pessoas doam sangue na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), o que equivale a aproximadamente 90 litros diários. Com a chegada do carnaval, no entanto, o esvaziamento da cidade e o aumento da possibilidade de acidentes, como os de trânsito, o banco sofre com a queda em suas reservas. O volume da deficiência, no entanto, é variável. Em busca de resolver o problema, a fundação promove uma campanha de incentivo às doações, principalmente dos tipos sanguíneos de fator RH negativo, que são mais raros e, portanto, menos doados.

O Hemocentro é o único órgão público que coleta doações de sangue no DF. Mesmo assim, alguns hospitais particulares também recebem para uso próprio. O sangue doado à Fundação Hemocentro é distribuído para todos os leitos públicos, bem como para as instituições particulares conveniadas. ;É muito importante ter a adesão do doador e estar captando sempre novos doadores, já que muitos a partir de uma certa idade, ou até mesmo da condição física, têm de deixar de doar;, explica a diretora-presidente da fundação, Beatriz Macdowell.

Programação
Para atrair doadores, foi preparada uma programação especial que segue até sábado. No rol de eventos previstos, as mulheres terão destaque. Na quinta-feira à tarde, o grupo de dança Morena Flor, totalmente feminino, fará uma apresentação para os doadores. A equipe de cabeleireiros do salão Hélio Diffusion des Coiffeurs irá cortar os cabelos, escovar e maquiar quem for doar sangue na sexta-feira. A transformação do visual será embalada pela apresentação da bateria da Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro (Aruc). ;Sempre doei sangue, a minha vida toda, mas creio que esse tipo de iniciativa é importante para aqueles que nunca se inteiraram sobre o assunto. É uma forma de conquistar mais doações;, avaliou a doadora Marina Freitas, 26 anos. (NO)

Para doar
; É preciso ter entre 18 e 65 anos

; Pesar mais de 50 quilos

;
Dormir, pelo menos, seis horas na noite anterior

; Alimentar-se bem

; Não praticar exercícios antes da doação

; Não fumar duas horas antes

; O doador deve apresentar documento oficial de identificação com foto

; A Fundação Hemocentro fica no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3 (início da Asa Norte). Horário de funcionamento: das 7h às 18h, de segunda a sábado. Em caso de dúvidas, ligue para o Disque Saúde 160 ; opção (2).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação