Cidades

Cresce números da dengue no DF e casos já somam 159 em dois meses

postado em 02/03/2011 11:20
O número de casos de dengue continua a crescer no Distrito Federal. A Secretaria de Saúde divulgou um novo boletim epidemiológico da doença que apontou 159 casos confirmados até o dia 26 de fevereiro - contra os 77 apresentados no último balanço. O acréscimo é de 82 novos casos. De acordo com os dados, dos 159, 57 dos doentes foram infectados no DF e 102 contraíram a doença em outras localidades. Destes, apenas dois correspondem a dengue com complicações (DCC).

O boletim também aponta o crescimento no número notificações, o total atingiu 873. Para a Secretaria de Saúde, o alto índice de casos notificados em relação aos confirmados demonstra que a rede pública e privada de saúde do DF está atenta aos casos suspeitos. Segundo os dados da secretaria, o índice é menor em comparação com o mesmo período de 2010, época do surto. A queda é de 94,4%. Porém, em relação ao mesmo período de 2009, há um aumento de 91,1%. O boletim informa que isso acontece como resultado do surto do ano passado, que aumenta a circulação viral.

Ao final do boletim, a secretaria nega qualquer evidência de surto de dengue no Distrito Federal. A Saúde afirma que mantém as ações de controle. Entre as medidas, o órgão planejou uma aplicação de fumacê em pelo menos 15 localidades da capital federal. Os locais para aplicação do produto teriam sido escolhidos com base na incidência da doença.

Número por cidades
O boletim também apresentou o número de casos por localidade do DF. Samambaia é a cidade com mais casos confirmados na capital, sendo 15 ao total. Atrás da região vem Planaltina com 13, Ceilândia 11, Guará 10 e São Sebastião com 9. As cinco regiões também são aquelas com o maior número de casos notificados: Planaltina (103); Samambaia (91); Ceilândia (73); São Sebastião (67) e Guará (58).

Apenas as áreas do Jardim Botânico, Gama, Riacho Fundo II, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Varjão e Sudoeste/Octogonal não tiveram nenhum caso confirmado até o último dia 26. Destes o SIA e o Jardim Botânico também não contabilizam notificações.

Preocupação
Morador de Arapoanga se preocupa com depósito a céu abertoA dengue tem virado motivo de preocupação entre os moradores de Planaltina. A cidade é a segunda com mais casos confirmados no DF e aquela com o maior número de notificações. O Jocileudo Firmino Gomes, morador da quadra 16 conjunto F de Arapoanga, aponta outras preocupações na região que colocam em risco a saúde pública da população.

Segundo Jucileudo, na quadra em que ele mora próximo ao lote 18 existe um depósito a céu aberto de materiais recicláveis, como objetos de plásticos e garrafas pets. Ele afirma que os entulhos acabam acumulando a água da chuva. Para o morador, apesar de o depósito não ficar nas avenidas principais é prejudicial aos moradores da área. "Os materias ficam lá muito tempo sem ser retirados. Já houve vários casos de dengue na minha rua. Fico preocupado", lamenta o morador.

A assessoria de comunicação da Administração de Planaltina afirmou que não havia recebido nenhuma notificação de moradores quanto ao problema. Eles disseram que uma equipe será encaminhada ao local ainda nesta quarta-feira (2/3), caso seja identificado o problema na área pública, a administração vai providenciar a limpeza da área.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação