Cidades

Secretaria de Saúde estende o prazo para que hemofílicos atualizem dados

Entrega das doses mensais de medicamentos é retomada

postado em 04/03/2011 07:00

Os hemofílicos que não fizeram o recadastramento na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) ainda têm tempo para regularizar a situação. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal estendeu, por tempo indeterminado, o prazo para a atualização dos dados na entidade, nova responsável pelos exames laboratoriais e pela entrega dos medicamentos. Até o momento, a procura tem sido pequena. Dos cerca de 470 pacientes cadastrados no DF, somente 40 compareceram à FHB, que tem capacidade para fazer 15 atendimentos por dia. O número é baixo e preocupa o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, que, em entrevista coletiva na tarde de ontem, fez um apelo para que os portadores da doença compareçam ao hemocentro.

O recadastramento tem gerado reclamações entre os hemofílicos. Para a vice-presidente da Associação dos Voluntários, Pesquisadores e Portadores de Coagulopatias (Ajude-C), Kelly Tostes, a mudança no esquema de entrega dos medicamentos não melhorou em nada a vida dos portadores da doença. Ela explica que, antes, os remédios eram entregues no Hospital de Apoio e os pacientes recebiam doses para um mês. Mas, desde que a mudança foi implantada, os kits duram apenas uma semana. ;Temos vivido momentos de muita insegurança;, preocupa-se.

Compromisso
De acordo com Barbosa, desde ontem, as doses mensais voltaram a ser entregues. O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus) e o Tribunal de Contas do DF (TCDF) apontaram irregularidades na aquisição, no armazenamento e na distribuição dos remédios. ;Criou-se um clima de apreensão entre os pacientes, mas não era essa nossa intenção. Os hemofílicos podem ficar tranquilos. É compromisso do governo garantir esse tratamento;, esclareceu.

O secretário explicou ainda que o objetivo da pasta é fazer um planejamento adequado e evitar a falta da medicação. ;Não queremos repetir a prática dos anos anteriores e fazer compras de emergência;, garantiu. Ele adiantou que a secretaria vai criar um ambulatório no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) para que os pacientes tenham mais uma opção para pegar o remédio.

A hemofilia é uma doença congênita, diagnosticada ainda nos primeiros meses de vida. O pediatra identifica a alteração na coagulação do sangue por meio do aparecimento de hematomas, manchas roxas ou hemorragias frequentes. Quando recebe tratamento adequado nos centros multidisciplinares, o paciente pode levar uma vida normal. Mas os especialistas garantem que as ações preventivas são a melhor forma de evitar os sangramentos que podem provocar sequelas e até a morte do portador da doença.


Atendimento

Quem quiser fazer o recadastramento deve ligar para os telefones 3327-1671, 3327-4413 ou 3327-4436 e agendar um horário. A Fundação Hemocentro de Brasília funciona das 8h às 18h, no Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco III. Os pacientes que não tiverem condições de se locomover poderão marcar uma visita domiciliar pelos mesmos números.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação