Cidades

Operação Álcool Zero flagra 288 motoristas embriagados durante o carnaval

postado em 09/03/2011 09:56
A Operação Álcool Zero do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) flagrou, de sexta-feira (4/3) até a madrugada desta quarta-feira (9/3), 288 motoristas que dirigiam alcoolizados nas vias do Distrito Federal. Até segunda-feira (7/3), o BPTran já havia contabilizado 158 condutores embriagados. Mais 130 foram flagrados até o fim do carnaval nas blitzes próximas as festas.

Dos condutores flagrados, oito chegaram a ser levados à delegacia por estarem com a concentração de álcool superior a 0,34 mg/l. Todos vão responder pelo crime de embriaguez ao volante. Já os demais condutores receberam uma multa no valor de R$ 957 e vão responder a um processo administrativo, em que podem ficar até um ano com a carteira nacional de habilitação (CNH) suspensa.

Em relação ao número de CNHs retidas, o tenente-coronel do BPTran, Jorge Cronenberg, explica que foram recolhidas 254 durante o período. Dos 288 motoristas flagrados embriagados, 34 não tiveram as carteiras recolhidas por não portarem o documento ou, simplesmente, não serem habilitados, como informa Cronenberg.

Aumento
Segundo o tenente-coronel, o número é maior do que no ano passado, quando o número de flagrantes atingiu 206. "São 82 casos a mais neste ano", explica. Para ele, esse aumento aconteceu primeiro por conta do policiamento ter sido intensificado - quase 30 policiais atuaram nas blitzes - principalmente próximo aos locais de blocos, festas e festividades carnavalescas. "Infelizmente o próprio período do carnaval é uma época em que há excessos em nossos hábitos. Então, as pessoas bebem mais e acabam unindo o álcool a direção", comenta Jorge.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação