Jornal Correio Braziliense

Cidades

PSol entra com pedido de investigação na Câmara contra Jaqueline Roriz

O presidente PSol no Distrito Federal, Toninho, e o senador do partido Randolfe Rodrigues (AP) entregaram ao secretário-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Contreira, um pedido formal de investigação das denúncias contra a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN). Recebido o documento, na tarde desta quinta-feira (10/3), a presidência deve encaminhar o pedido para a corregedoria da Casa.

[SAIBAMAIS]Os políticos querem que, além de apurar a procedência do vídeo em que Jaqueline aparece recebendo dinhero de Durval Barbosa, a corregedoria da Câmara investigue outras denúncias onde o nome da deputada foi citado quando ela era deputada distrital. Segundo o documento, Jaqueline foi citada em relatório entregue ao Ministério Público do DF por suposto recebimento de propina no valor de 12 mil para aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), em 2008.

Randolfe e Toninho também pediram à presidência da Casa, que a corregedoria examine o processo e a declaração de bens e renda apresentada por ela ao assumir o mandato este ano. Os representantes do PSol no Senado e no DF exigem que, caso seja comprovado que a deputada tenha recebido propina de Durval, ela seja punida por descumprir a Constituição e as leis internas da Congresso, pois é um ato imcompatível com o decoro parlamentar de acordo com o que está previsto o Código de Ética e decoro parlamentar. Segundo os políticos, não há dúvida de que qualquer um desses atos atenta contra a legalidade, a moralidade e contra o devido decoro parlamentar. Tanto o senador quanto Toninho acham que Jaqueline deve ter o mandato cassado.

Na quarta-feira (16), o PSol também deve entrar com o pedido de invetigação no Conselho de Ética da Câmara.