Cidades

Defesa Civil interdita quatro casas após enxurrada em São Sebastião

Luiz Calcagno
postado em 10/03/2011 19:21
Integrantes da Adminitração de São Sebastião, Defesa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estiveram reunidos durante toda a tarde desta quinta-feira (10/3). A administração decidiu ceder o ginásio da cidade para as quatro famílias que ficaram desabrigadas após inundação causada pelo rompimento do sistema de escoamento do condomínio Jardins Mangueiral, vizinho às 15 casas atingidas. Do total, quatro foram interditadas pela Defesa Civil. A Sedest vai colaborar com a entrega de colchões e cobertores às famílias, além de um auxílio aluguel pelo período de quatro meses.

A enxurrada aconteceu durante a madrugada e pegou os moradores do conjunto 14 da quadra 305, do Residencial Oeste, de surpresa. As casas são vizinhas do condomínio Jardins Mangueiral, que está em construção. O sistema de escoamento do local também recebe as águas da obra de construção da marginal que dá acesso ao empreendimento, na DF-463. As manilhas não resistiram aos 70 mm de chuva, que caíram nesta madrugada e se romperam. Entre as casas atingidas há barracos e alvenaria.

[SAIBAMAIS]O consórcio de empresas do Jardins Mangueiral e a Novacap devem entregar laudos sobre o que causou o rompimento das manilhas. A obra da via seria da Novacap, mas a autarquia não confirmou a informação e prometeu levar uma equipe nesta sexta-feira para certificar a autoria dos problemas da construção da marginal, que está abandonada há mais de um ano sem serviço de escoamnento das águas pluviais.

Prejuízo

A diarista Juraci Nunes Rocha, 37 anos, moradora da casa 21, teve mais de R$ 1 mil em danos. "A água derrubou a antena parabólica e a caixa d;água, estragou uma cômoda e destruiu a área de serviço. Eu estava dormindo na hora, ouvi uns baques estranhos e acordei meu marido. Quando vi, ja estava com a lama nos pés", conta. A força da água também derrubou o muro que divide a casa da diarista com a do vizinho. "As paredes tremeram todas. Foi um horror", relatou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação