Cidades

Para oncologistas, vinda do Sírio-Libanês trará pesquisas contra o câncer

postado em 11/03/2011 07:00
O biólogo Viktor Udo Dohms venceu um câncer na unidade de São Paulo: A vinda de uma unidade especializada no tratamento de câncer para Brasília renova a esperança dos pacientes que lutam contra a doença no Distrito Federal. O Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês (HSL), de São Paulo, entrará em funcionamento na primeira quinzena de junho e agrada especialistas das redes privada e pública de saúde. Para os médicos, a presença da clínica na capital federal poderá proporcionar uma concorrência saudável entre os prestadores do serviço no âmbito particular e promover o desenvolvimento na pesquisa de novos caminhos no diagnóstico e no tratamento do câncer.

Para o secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Barbosa, a vinda da unidade especializada para Brasília terá grande impacto do ponto de vista técnico-científico. ;A secretaria tem grande interesse na área de pesquisa, haja vista que temos a oitava melhor escola de medicina do país. Estaremos abertos ao diálogo;, afirmou. Barbosa acrescentou que o momento é de comemoração. ;É uma grande satisfação ter uma entidade reconhecida nacional e internacionalmente. Com certeza impactará na qualidade do serviço, sem contar que fará com que os nossos profissionais procurem se qualificar ainda mais;, avaliou.

O oncologista Eduardo Johnson trabalha na rede privada de saúde e aprovou a vinda da unidade do Sírio-Libanês. ;Qualquer empresa de excelente padrão de atendimento que venha para o DF melhora a concorrência. Todos os profissionais vão procurar fazer um trabalho cada vez melhor;, disse. Para ele, o mais importante é que a empresa se adapte às particularidades da cidade. Como exemplo, ele cita a dificuldade em encontrar profissionais qualificados e que aceitem atuar na área particular. ;Os melhores estão na rede pública, porque em nível federal, os salários são melhores;, explicou.

Para o oncologista clínico do Hospital Universitário de Brasília (HUB), Marcos França, a atuação da unidade terá poucos reflexos na rede pública de saúde. Segundo ele, o tratamento por meio de quimioterapia, a assistência e a disponibilidade de medicamentos nos centros particulares é tão boa quanto em qualquer parte do mundo. ;Mas há duas realidades diferentes. Existe um hiato entre os serviços públicos e os privados;, lamentou o médico. Para França, a chegada do Sírio-Libanês a Brasília pode provocar uma competição saudável, o que é melhor para o paciente que pode pagar pelo tratamento.

Esperança
Há quase três anos, o biólogo Viktor Udo Dohms, 61 anos, morador do Lago Sul, descobriu um câncer de pulmão. Ele começou um tratamento no DF, mas foi até o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em busca de uma segunda opinião. Como morava na capital federal, ele não pôde ser acompanhado pelo médico da capital paulista, que o indicou ao oncologista Gustavo dos Santos Fernandes, futuro coordenador da unidade de Brasília. Ele venceu a doença e agora precisará fazer exames de rotina. ;Se a unidade vier com todo o conceito que tem em São Paulo, a cidade só tem a ganhar com isso e, nós, pacientes, também. Estava na hora de Brasília conseguir um centro de excelência. Mas é preciso investir em pesquisa;, defendeu.

O Centro de Oncologia de Brasília terá capacidade para realizar 800 consultas e 600 aplicações de quimioterapia por mês. Segundo Fernandes, o prédio de 2,4 mil metros quadrados, localizado na 613 Sul, deve ficar pronto em duas semanas. Abrigará três andares, com 12 suítes e seis consultórios. Cinquenta profissionais e quatro médicos trabalharão na clínica. Para construir a unidade, o Hospital Sírio-Libanês investirá R$ 6 milhões, recursos tirados da própria instituição.

Como adiantou o Correio na edição de ontem, a instalação de uma unidade do HSL em Brasília era uma vontade antiga do diretor-geral do Centro de Oncologia do HSL, Paulo Hoff. ;Meu desejo de trabalhar em Brasília casou com a vontade do hospital em se expandir para outras regiões.; A iniciativa surgiu após uma série de estudos e de discussões. ;Detectamos um número grande de brasilienses que faziam tratamento no Sírio-Libanês em São Paulo. Sem contar que a cidade está em franco crescimento;, constatou Hoff.

Referência
É considerado um dos melhores hospitais da América Latina, uma referência no tratamento de câncer. A instituição é conhecida por atender políticos, entre eles o ex-vice-presidente da República José Alencar, a presidente Dilma Rousseff e o chefe do Executivo paraguaio, Fernando Lugo. Fundado em 1921, o hospital iniciou um processo de expansão no ano passado, com investimentos de R$ 620 milhões.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação