Cidades

Caseiro estuprador de mulheres de baixa estatura é preso no Lago Sul

postado em 12/03/2011 08:41
Um caseiro de 30 anos acusado de estuprar duas mulheres no Lago Sul acabou atrás das grades. Equipes da 10; Delegacia de Polícia, responsável pela área, prenderam o suspeito no fim da tarde da última quinta-feira. As barbáries ocorreram em dezembro passado, em pontos desertos da região. Além de violentá-las, ele teria roubado os pertences das vítimas e pequenas quantias de dinheiro. Apesar de não ter antecedentes criminais, ele é acusado de ter abordado outras moças que caminhavam sozinhas pelo bairro.

As investigações apontam que o caseiro agia nos dias de folga e dava preferência a mulheres de baixa estatura. A primeira vítima, uma babá de 19 anos, foi abordada na QL 16, no início da tarde de 2 de dezembro, e levada para um matagal. O estuprador não usou arma de fogo para ameaçá-la. De acordo com o delegado-chefe da 10; DP, Adval Cardoso, a coação se deu por meio de um amolador de faca. Consumado o ato sexual, o homem ainda levou R$ 110 e a bateria do celular da moça.

O segundo episódio ocorreu dois dias depois, de forma parecida. Segundo Adval, ele mostrou uma faca e uma seringa para amedrontar uma diarista de 34 anos. O acusado dizia que a ampola continha uma espécie de veneno. Assustada, ela foi obrigada a se dirigir a um parque próximo à QI 28. O estupro também ocorreu à tarde. A diarista teve R$ 20 e o chip do celular roubados.

As duas não se conhecem e foram à delegacia logo depois do crime. Ambas fizeram exames de corpo de delito. Os policiais vão confrontar o material biológico encontrado nas mulheres com o do suspeito. Em depoimento, porém, ele negou a autoria dos estupros. O laudo médico ficará pronto em cerca de 10 dias. Enquanto isso, segundo Adval, o homem permanecerá na prisão.

Vestimenta
As equipes da 10; DP encontraram o acusado nas proximidades dos locais onde ocorreram os crimes, em uma parada de ônibus da QI 17 do Lago Sul. Os agentes faziam campanas na região desde que registraram as ocorrências, em dezembro. Na opinião de Adval, no momento da prisão, o homem esperava uma mulher passar sozinha para agir mais uma vez.

As características físicas e o tipo de vestimenta relatados pelas mulheres ; camisa com listras verticais e sapato marrom ; foram fundamentais para a identificação do suspeito. ;Elas não tiveram dúvidas ao reconhecê-lo. Uma delas até passou mal na hora que o viu;, contou o delegado-chefe.

O suspeito é natural de Dianópolis (TO) e trabalhava há cerca de um mês como caseiro em uma residência no Lago Norte. Os depoimentos dele, no entanto, são desencontrados. ;Em um primeiro momento, ele disse que estava na cidade natal e só voltou para assumir esse emprego. Depois, disse que não visita Dianópolis há mais de 10 anos;, justificou Adval. O acusado tinha bom comportamento social. ;O patrão atual afirmou que ele é uma pessoa tranquila e frequenta a igreja;, acrescentou.

A polícia espera que outras pessoas violentadas no Lago Sul se dirijam à 10; DP para a identificação de outras possíveis vítimas do caseiro. ;Muitas mulheres têm medo ou até vergonha de relatar fatos dessa natureza. Mesmo quem não registrou a ocorrência antes deve comparecer à delegacia;, alertou o delegado-chefe.

O que diz a lei

O artigo 213 do Código Penal determina a prisão de seis a 10 anos para os autores de estupro. A pena vale para quem constrange alguém a ter conjunção carnal ou qualquer outro ato libidinoso mediante violência ou grave ameaça. Se a vítima tiver entre 14 e 17 anos de idade ou se a violência resultar em lesão corporal, o criminoso pode ser condenado a até 12 anos de reclusão. No caso de roubo, outro delito supostamente cometido pelo caseiro, a pena varia entre 4 e 10 anos de prisão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação