Os moradores da cidade se organizam para participar dos debates sobre o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico e prometem acompanhar de perto a elaboração da nova lei. Na Asa Sul, a comunidade está preocupada com a criação de novos lotes dentro do bairro e com a eventual ocupação de áreas verdes. O presidente do Conselho Comunitário da Asa Sul, Arthur Benevides, conta que haverá mobilização para defender a manutenção dos espaços vazios. ;Nosso temor é que as áreas verdes possam ser vendidas à iniciativa privada, estimulando a especulação imobiliária. Já existem gramados deteriorados, usados para estacionamento, e nossa grande preocupação é com a manutenção das áreas verdes;, conta Arthur. A assessora especial da Sedhab Rejane Jung garante que não haverá nenhuma alteração nas áreas verdes das entrequadras. ;Elas são intocáveis e compõem a escala bucólica de Lucio Costa. Isso nem será discutido;, afirma.
O líder comunitário da Asa Sul torce para que a regularização dos puxadinhos ; ocupações irregulares de áreas públicas nos fundos das entrequadras ; seja retomada no PPCUB. ;Gostaríamos que fosse feita uma nova discussão sobre esse assunto. A legislação atual, além de ser alvo de ações de inconstitucionalidade, não atende aos interesses dos moradores, de comerciantes e do próprio governo;, diz Benevides. De acordo com a Sedhab, o tema pode ser tratado durante a elaboração do Plano de Conservação.
Para a prefeita Comunitária do Cruzeiro, Orlanides Alves Maia, o PPCUB terá que discutir o uso de áreas vazias remanescentes no bairro. ;Temos lotes ociosos, que inicialmente eram destinados a escolas. Não queremos que eles virem lotes comerciais, nossa ideia é que o governo destine esses terrenos para atividades culturais ou de lazer, que beneficiem toda a comunidade, como bibliotecas;, defende Orlanides. (HM)
Programe-se
A audiência pública
para discutir o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília será realizada em 26 de março,
das 8h30 às 18h30, no
Museu da República,
ao lado da Rodoviária do Plano Piloto. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados.