Cidades

Usuários do metrô encontram trens lotados e esperam até 40 minutos

Luiz Calcagno
postado em 14/03/2011 09:16


Os trens da Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) têm saído, nesta manhã de segunda-feira (14/3), lotados das estações. A equipe do Correio Braziliense acompanhou a movimentação nas cidades. Nas Estações Samambaia e Ceilândia que fazem conexão até Águas Claras o tempo de espera dos usuários é de 35 a 40 minutos. Em Águas Claras a espera é menor, os usuários ficam de 25 a 30 minutos antes de conseguir pegar um trem.

[SAIBAMAIS]Na entrada das estações, os seguranças do Metrô avisam aos passageiros que o contigente está reduzido por conta da greve dos metroviários. Essa demora deve-se ao fato de que apenas sete veículos do Metrô circulam entre as estações durante o horário que pico, que termina por volta das 9h30. Normalmente, os usuários têm 22 trens disponibilizados para esse período. A previsão do Metrô é de que o número de veículos ainda seja mais reduzido após às 9h30, quando apenas quatro trens vão transportar os passageiros.

Após a espera, os usuários ainda precisam se espremer nos vagões. A equipe do Correio flagrou gestantes e deficientes utilizando o transporte em pé, por falta de vagas nos assentos especiais. A moradora de Samambaia, a doméstica Doraci Maria Xavier, 28 anos, trabalha em Águas Claras e vai todos os dias ao serviço de Metrô. Apesar dos problemas, ela preferiu utilizar o transporte. "Não tem ônibus nesse trajeto. É preciso pegar um para o centro de Taguatinga e depois ir pra Águas Claras. Mas fica muito difícil pegar o trem lotado, sem lugar para sentar e esperando muito tempo em pé", reclama a usuária.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação