Uma criança de seis anos caiu em um buraco com sete metros de profundidade na tarde desta segunda-feira (14/2). O acidente ocorreu dentro de uma escola pública na QR 418, em Santa Maria. Lucas, que cursa o 1; ano, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital Regional de Santa Maria com uma luxação no quadril.
Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SE-DF), a escola está em obras para a ampliação de uma quadra esportiva. O menino teria passado por baixo de uma tela de plástico que dá acesso ao canteiro de obras, ao fim do horário de aula.
A secretaria ainda está apurando a ocorrência, mas afirma que a proteção feita com telas flexíveis - em vez de tapumes, por exemplo - condiz com as normas de segurança. A direção da escola foi procurada pela reportagem, mas não atendeu às ligações.
O assessor de gabinete da SE-DF, Clerton Evaristo, informou que a criança deve receber alta ainda nesta segunda (14). Disse, ainda, que o órgão deve encaminhar à Secretaria de Obras (SO-DF) um pedido para verificar se, em outras escolas, o sistema de proteção utilizado é o mesmo e que riscos isto pode trazer aos alunos.
No começo da noite, a SO-DF e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) emitiram nota, transferindo a responsabilidade à empresa terceirizada Fase Engenharia.
Negligência pode ser fatal
O acidente no colégio de Santa Maria traz à memória uma outra história recente, que terminou de maneira trágica. No dia 9 de março, a menina Daniela Camargo Casali, de 2 anos, morreu nas dependências do colégio Dromos, na 609 Norte.
De acordo com a perícia, ela atravessou um portão destrancado durante a aula de natação e caiu na piscina funda. A negligência dos professores teria causado o afogamento e a morte da aluna.
Leia a íntegra da nota
A Secretaria de Obras e Novacap informam que a empresa Fase Engenharia foi contratada para o serviço de cobertura da quadra de esportes da Escola Classe 418, em Santa Maria. Portanto, é a responsável direta pela segurança na obra e será cobrada no sentido de prestar todo o suporte à Lucas Nascimento Silva, 6 anos. Mesmo com a área isolada, na tarde desta segunda-feira a criança caiu em um buraco da fundação da cobertura e foi socorrida, consciente, pelo Corpo de Bombeiros. Lucas foi encaminhado para o Hospital de Santa Maria, onde passou por exames. A criança foi acompanhada por um funcionário da Empresa Fase Engenharia e já recebeu alta do hospital.