Cidades

Espera por trens do metrô diminui na volta para casa na estação Central

André Corrêa
postado em 14/03/2011 19:00
Apesar da paralisação dos servidores, a movimentação na estação central do metrô do Distrito Federal, localizada no Plano Piloto, foi tranqüila na tarde desta segunda-feira (14/3), sem registro de confusão.

A espera, que chegou a 40 minutos em algumas estações na manhã de hoje, caiu no período vespertino. A partir das 17h30, os usuários que fazem conexão até Samambaia e Ceilândia aguardam cerca de 20 minutos. Já os passageiros com destino a Águas Claras e Guará esperam por volta de 10 minutos.

Segundo um operador de trens, os veículos passam mais tempo com as portas fechadas. Na estação central, eles permanecem cerca de cinco minutos com as portas abertas. Já nas outras o tempo gira em torno de um minuto.

[SAIBAMAIS]Os metroviários reclamam que os trens estão lotados e sucateados e apontam filas constantes nas bilheterias e falta de manutenção nos equipamentos. Eles optaram pela paralisação a partir desta segunda-feira (14/3), por tempo indeterminado. Apenas 30% do efetivo está em operação, como manda a lei.

Ônibus

Mesmo com a greve dos funcionários da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia (Coopatram), o tráfego Planaltina-Plano Piloto e Plano Piloto-Planaltina não parece ter sido afetado. A paralisação, que teve início na última sexta-feira (11/3), parou 80 ônibus que fazem o trajeto.

A estimativa é que os prejuízos à população tenham sido amenizados por uma medida do Transporte Urbano (DFTrans), que deslocou 44 ônibus para trafegar em Planaltina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação