postado em 15/03/2011 10:08
Os 165 conselheiros tutelares do Distrito Federal programam uma manifestação, na quarta-feira (16/3), contra as dificuldades e precariedades nas estruturas dos 33 Conselhos Tutelares da capital. Os servidores seguem a partir das 13h40 para o Hemocentro com o objetivo de doarem sangue. De acordo com a diretora de comunicação da Associação dos Conselheiros, Selma Aparecida, a escolha da doação é por se tratar de um ato de vida. "Reestruturar os Conselhos Tutelares também é um dever de vida com as crianças e adolescentes", afirma.De acordo com Selma, atualmente os conselhos contam apenas com dois apoios administrativos e atendem a população em situações bastante precárias. "Há falta de pessoal, não temos sedes próprias, ficamos em espaços cedidos por órgãos públicos, não há serviço de limpeza, conversação, segurança e nem equipamento de informática suficiente", comenta.
A diretora de comunicação ainda cita os exemplos dos conselhos da Estrutural e Planaltina. O da Estrutural teria ficado sem atender a população por estar sem energia e inundado pela água das chuvas. Já o de Planaltina apresenta problemas para impressão. "A impressão e o fax são equipamentos importantes e necessários para o encaminhamento de denúncias de abuso, violência sexual e ameaça de morte contra crianças e adolescentes", explica Selma Aparecida.
Para ela, é inadimissível que um órgão que tem o objetivo de garantir o direitos dos jovens da capital viva uma situação como essa. "Entendemos a dificuldade para o governo do DF, mas infelizmente a criança não pode esperar. Temos o dever de fiscalizar, acompanhar e aplicar as medidas protetivas", finaliza.